Banca de QUALIFICAÇÃO: THEMYRES GABRIELE SANTOS ALMEIDA

DISCENTE: THEMYRES GABRIELE SANTOS ALMEIDA
DATA: 30/11/2020
LOCAL: meet.google.com/ubi-swvj-mse
TÍTULO: A PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES SOBRE AULAS FISICAMENTE ATIVAS: UMA PESQUISA DE IMPLEMENTAÇÃO DA INTERVENÇÃO DO PROJETO ERGUER/ARACAJU
PALAVRAS-CHAVES: PESQUISA DE IMPLEMENTAÇÃO. ATIVIDADES FISICAMENTE ATIVAS. PROFESSOR

Objetiva-se analisar a percepção das professoras participantes do Projeto Erguer/Aracaju a respeito da exequibilidade das atividades fisicamente ativas. Esta pesquisa de implementação tem o intuito de contribuir no Projeto Erguer/ Aracaju que iniciou uma intervenção longitudinal (2018-2021) para avaliar os efeitos das atividades fisicamente ativas sobre os níveis de atividade física, comportamento sedentário, dados antropométricos, psicológicos e educacionais. Para isso, turmas de intervenção e turmas de controle são acompanhadas em uma escola municipal em Aracaju. A intervenção consiste na realização de atividades de ensino e aprendizagem em movimento. Especificamente, propõe-se categorizar a percepção docente sobre os obstáculos da implementação da intervenção e sobre fatores que a oportunizam, assim como analisar as mudanças sugeridas pelas professoras participantes. A amostra é composta por três professoras de intervenção do terceiro ano e uma professora do quarto ano do ensino fundamental, respectivamente dos anos letivos de 2019 e 2020. Trata-se de uma pesquisa predominantemente qualitativa. Os dados foram coletados por meio de entrevista semiestruturada, conversas registradas no WhatsApp e anotações no diário de campo. Para o tratamento e a análise dos dados utilizou-se o software MAXQDA. Os primeiros resultados indicam a falta de tempo para planejar, preparar e executar as atividades, assim como as suspeitas do professor quanto à eficácia do ensino e aprendizagem em movimento como fator que dificultam a inserção de mais movimento em sala de aula. Como fatores que favorecem a intervenção se revela a autonomia mantida às professoras a respeito das suas escolhas didáticas e metodológicas, bem como as percepções positivas a respeito do bem-estar dos alunos e do desenvolvimento positivo das suas capacidades sociais.

Interno - 2046405 - ALFRANCIO FERREIRA DIAS
Externo à Instituição - ANDRÉA KARLA FERREIRA NUNES