Banca de QUALIFICAÇÃO: CELSO DANIEL MANDLATE

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CELSO DANIEL MANDLATE
DATA: 01/12/2020
LOCAL: https://meet.google.com/agz-spfy-ztw (videoconferência)
TÍTULO: FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DE PROFESSORES NO ENSINO SECUNDÁRIO DO SISTEMA NACIONAL DE EDUCAÇAO: O PERÍODO PÓS-COLONIAL EM MOÇAMBIQUE
PALAVRAS-CHAVES: Formação e atuação de professores. Moçambique. Pesquisa narrativa. Pós-colonialismo. Sistema Nacional de Educação.

A pesquisa está voltada ao estudo da formação e atuação dos professores do ensino secundário no Sistema Nacional de Educação (SNE) em Moçambique. O objeto de estudo é a continuidade e as possíveis descontinuidades das relações entre a formação e a atuação dos professores no ensino secundário do contexto pós-colonial moçambicano. O trabalho está estruturado em quatro seções, a saber: a primeira seção comporta a introdução, em que apresentamos o propósito, a estrutura e os demais processos da pesquisa; a segunda seção descreve a teoria de base e seus fundamentos; na terceira seção fazemos a revisão documental sobre o SNE, sobretudo a respeito do ensino secundário e a formação docente; e, na última seção apresentamos a trajetória, o locus e os colaboradores da pesquisa, produzindo uma discussão sob a forma de textos de campo previamente coletados. A pesquisa envolve dez colaboradores da Universidade Save (UniSave) e da Escola Secundária Samora Machel de Manjacaze, em Moçambique. A teoria de base empregue consiste no universo dos estudos pós-coloniais, escolhido por oferecer condições analíticas indispensáveis para a pesquisa, principalmente no que concerne às políticas de educação em África. A análise está sendo desenvolvida com recurso ao método da Pesquisa Narrativa, propiciando-nos compreender a relação, o lugar e a pertinência da formação e da atuação docentes no ensino secundário do SNE, que ocorre a partir de 1975, ano em que a Guerra da Independência torna Moçambique liberto do domínio colonial português. Através da pesquisa, estamos a identificar as reais causas do desajuste das práticas pedagógicas dos professores e a distância entre o currículo oficial e o real. Esperamos contribuir com os demais estudos sobre a educação moçambicana, ampliando o repertório acadêmico que questiona as novas formas de colonialismo emergentes nos países subdesenvolvidos, que influenciam negativamente as políticas públicas locais. Da primeira avaliação feita a partir dos dados previamente coletados, depreende-se que as relações entre a formação e a atuação docentes em Moçambique continuam comprometidas por fatores como: existência de planos curriculares que mostram lacunas em relação à realidade das escolas; inoperância de alguns procedimentos de formação de professores, sobretudo nos estágios, verificando-se muitas inconsistências; insuficiência de apoio institucional tanto em recursos humanos, materiais bem como financeiros, que dariam andamento aos planos operacionais internos; ocorrência de desperdícios dos professores graduados e egressos da UniSave que tanto tempo ficam sem enquadramento nas escolas por falta de verbas para concursos públicos; falhas na coordenação entre a UniSave e o Ministério da Educação, de modo a serem observadas inconsistências nas práticas pedagógicas que respondem às necessidades da realidade de local.

Externo à Instituição - ESTER FRAGA VILAS BOAS CARVALHO DO NASCIMENTO
Interno - 1698052 - MARIZETE LUCINI
Presidente - 1699741 - PAULO SERGIO MARCHELLI
Interno - 1516500 - SILVANA APARECIDA BRETAS