Banca de DEFESA: VIVIANE ANDRADE DE OLIVEIRA DANTAS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: VIVIANE ANDRADE DE OLIVEIRA DANTAS
DATA: 21/08/2020
LOCAL: A DEFINIR
TÍTULO: A RELAÇÃO COM O SABER DE ADOLESCENTE EM CUMPRIMENTO DE MEDIDA SOCIOEDUCATIVA NO ESTADO DE SERGIPE: ALUNO/INTERNO E SUAS HISTÓRIAS COM O “APRENDER/NÃO APRENDER”.
PALAVRAS-CHAVES: Adolescentes privados de liberdade. Aprendizagem. Escola. Relação com o Saber.

Esta tese tem como objetivo analisar como se estabelece a relação dos adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa de internação com o saber. Tendo como fonte teórica a Relação com o Saber (RS), no que se refere especificamente a teoria desenvolvida por Bernard Charlot. Os participantes desta pesquisa são adolescentes que estão cumprindo medida socioeducativa de internação no Centro de Atendimento ao Menor – CENAM/Estado de Sergipe. A história escolar desses adolescentes defronta com dificuldades na escola; consequentemente, o interesse da pesquisadora foi estudar a relação destes adolescentes com o saber quando confrontados com aquilo que podemos chamar de insucesso escolar, com as dificuldades em aprender na escola, com a não apropriação do saber, com o sentido e o desejo de aprender. Conhecer a história de vida/histórias singulares desses adolescentes e a relação que estabelecem com o saber foi o primeiro passo para compreendermos as dimensões que incidem sobre os sentidos que esses sujeitos atribuem à educação, à escola e ao saber, trabalhando a relação epistêmica, identitária e social. Partindo desse pressuposto, considera-se como questão norteadora desta pesquisa: qual a relação que adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa de internação estabelecem com o saber. Para responder essa questão, a investigação teve quatro bases de sustentação: a relação com a escola (sentido, desejo); a relação com o aprender na família (o primeiro contato); a relação com o aprender na rua (bairro) e; a relação com a escola intramuros (situação atual de privação de liberdade dos adolescentes). Metodologicamente, esta pesquisa se inscreveu numa abordagem qualitativa e teve como lócus o CENAM, que atende adolescentes de sexo masculino cumprindo medida socioeducativa de privação de liberdade. No CENAM os adolescentes são inseridos no ensino formal através da modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), que é executado em parceria com a Secretaria de Estado da Educação. Neste caso, para melhor compreensão e delimitação do objeto de estudo, foram pesquisados 20 (vinte) adolescentes (alunos/internos) que estavam no 6º ano e matriculados na EJAEF II – 1ª etapa. Com isso, a pesquisa demonstrou que a escola para os alunos/internos é um espaço importante de aprendizagem, e tornou-se preciso demonstrar que eles se afastam da escola quando estão envolvidos com transgressões das normas sociais – aqueles que ainda permanecem, não estão de fato concentrados nas atividades intelectuais escolares. A pesquisa evidenciou que, para os alunos/internos, na família aprende-se o respeito e resulta, para eles, a instituição mais importante. Com relação à aprendizagem na rua/no bairro, esse torna-se um espaço “perigoso”, que ocasiona aprendizagens ruins, sendo associado à criminalidade.

Externo à Instituição - ANA MARIA FREITAS TEIXEIRA
Interno - 1097582 - ANNE ALILMA SILVA SOUZA FERRETE
Externo à Instituição - BETISABEL VILAR DE JESUS SANTOS
Externo à Instituição - LÍVIA FREITAS FONSECA BORGES