Banca de DEFESA: CIBELE DE SOUZA RODRIGUES

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CIBELE DE SOUZA RODRIGUES
DATA: 20/07/2020
LOCAL: A DEFINIR
TÍTULO: LETRAS ESTUDANTIS EM SERGIPE: CULTURA ESCOLAR EM IMPRESSOS DE ALUNOS SECUNDARISTAS DE ARACAJU NA DÉCADA DE 1930
PALAVRAS-CHAVES: Aracaju SE. Década de 1930. Ensino Secundário. História da Educação. Imprensa estudantil.

Esta tese tem por objeto e principais fontes de estudo jornais estudantis, produzidos por alunos secundaristas de Aracaju SE, durante o período de 1930 a 1939. O objetivo central consiste em identificar e analisar estes jornais com vistas às articulações dos alunos para a promoção da imprensa em que estavam engajados, tão logo, o desvendamento de parte da cultura escolar imbricada entre essas ações. O marco temporal toma por princípio a considerável produção de impressos estudantis entre a década de 1930 em Sergipe, considerando o número elevado de publicações neste decênio, um indicativo de singularidades da cultura escolar do período. A explicação para tal profusão pode ser encontrada no conjunto político, econômico e social da época, marcado por alterações educacionais, culturais e tecnológicas, como, por exemplo, a criação do Ministério da Educação, expansão de atividades culturais e espaços de sociabilidade, criação de maquinários modernizados para a imprensa, crescimento de indústrias e outros. Sobre o caminho metodológico, a tese segue aquele de cunho histórico e bibliográfico, pautado na área da História da Educação sob a perspectiva da Nova História Cultural. O referencial teórico contou com o suporte de Pierre Bourdieu (1994; 1998; 2007), no que diz respeito ao entendimento de habitus, campo e capital cultural; Viñao Frago (1994; 2001) sobre cultura escolar; Rogér Chartier (1990) sobre representação e Jean-François Sirinelli (2003) no que se refere a redes de sociabilidade. Dessa forma, defendo a tese de que uma parcela dos estudantes secundaristas de Aracaju na década de 1930, envolvida na produção de jornais estudantis, se articulou com colegas de outras instituições além daquelas que se mantinham matriculados, mobilizando suas redes de sociabilidades, a fim de legitimar a classe estudantina e a atividade desenvolvida nos impressos. O estudo põe em destaque o sujeito aluno e suas atividades na imprensa estudantil, revelando uma prática que fez parte da cultura escolar na década de 1930 em Sergipe.

Externo à Instituição - GIANA LANGE DO AMARAL
Interno - 1697985 - JOSEFA ELIANA SOUZA
Interno - 1088492 - LUIZ EDUARDO MENESES DE OLIVEIRA
Externo à Instituição - MARIA NEIDE SOBRAL