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Banca de QUALIFICAÇÃO: TEREZA HORTENCIA DA SILVA AZEVEDO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: TEREZA HORTENCIA DA SILVA AZEVEDO
DATA: 24/03/2020
HORA: 15:00
LOCAL: A definir
TÍTULO: FORMAÇÃO DOCENTE E ENSINO COLABORATIVO: desafios e perspectivas para a inclusão escolar na educação básica de Aracaju/Sergipe
PALAVRAS-CHAVES: Formação docente. Ensino colaborativo. Inclusão. Educação básica.
PÁGINAS: 60
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

Esta investigação tem como objetivo geral analisar as contribuições do ensino colaborativo para a prática educativa dos docentes da classe comum e da sala de recurso multifuncional (SRM), cartografando as aprendizagens (re)construídas por esses profissionais no itinerário formativo da escola municipal investigada. Parte-se da ideia de que o ensino colaborativo potencializa os conhecimentos, as habilidades, as atitudes e os valores dos professores à ressignificação da práxis, com vistas a promover aprendizagem significativa para os alunos com deficiência (AcD). Esta pesquisa fundamenta-se na teoria da complexidade onde há uma ligação com o objeto de estudo que expressa formas de conceber o conhecimento e o ensino a partir de mudanças teórico-práticas em favor de uma atitude transdisciplinar. Quanto à natureza dos dados, trata-se de investigação qualitativa, utilizando-se de fontes secundárias, como: livros, teses, dissertações, artigos, leis, decretos, atos normativos, resoluções, relatórios, bem como documentos disponibilizados pela escola envolvida. Adotou-se, ainda, a metodologia da pesquisa-intervenção com o propósito de acompanhar os processos referentes às práticas pedagógicas desenvolvidas pelos professores da classe comum e da SRM, aplicando-se o método de procedimento cartográfico para captar as singularidades dos movimentos da atenção, a saber: rastreio, toque, pouso e reconhecimento atento que dialogam e transitam entre si. O lócus foi uma unidade de ensino municipal, localizada em Aracaju/Sergipe, que atende a 536 alunos, desses, 20 com deficiência. O corpo docente é composto por dois professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE) e 27 da educação infantil aos anos iniciais do ensino fundamental. Os dispositivos de produção de dados foram o diário de campo, as conversas correntes e as memórias educativas, analisados à luz das noções subsunçoras. Espera-se que os resultados permitam a triangulação ampliada e a generalização analítica acerca da formação profissional para a docência, sob o enfoque das inter-relações entre o ensino colaborativo e a práxis dos professores implicados no estudo.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 3134383 - CARLOS ALBERTO DE VASCONCELOS
Presidente - 2285496 - MARILENE BATISTA DA CRUZ NASCIMENTO
Externo ao Programa - 2049228 - RITA DE CACIA SANTOS SOUZA
Interno - 2570236 - ROSANA CARLA DO NASCIMENTO GIVIGI
Externo à Instituição - SIMONE SILVEIRA AMORIM

Notícia cadastrada em: 02/03/2020 08:43
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