Banca de DEFESA: ELAINE DOS REIS SOEIRA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ELAINE DOS REIS SOEIRA
DATA: 18/02/2020
LOCAL: A definir
TÍTULO: Desvelando conexões entre docência na EaD e a dromoaptidão cibercultural: o caso do Instituto Federal de Alagoas.
PALAVRAS-CHAVES: Docência. Dromoaptidão cibercultural. Dromocracia cibercultural. Educação a distância. Identidade profissional.
ÁREA: Educação

Esta tese desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-graduação em Educação, da Universidade Federal de Sergipe, área de concentração Educação, Comunicação e Diversidade, linha de Educação e Comunicação, teve por objeto de estudo a relação entre identidade profissional na EaD e o nível de dromoaptidão cibercultural dos estudantes. Os objetivos delineados para pesquisa foram: investigar a relação da identidade profissional com o nível de dromoaptidão cibercultural, nas práticas pedagógicas de ensino na EaD no IFAL, a partir das representações de estudantes, tutores e professores dos cursos de licenciatura, como objetivo geral; identificar o perfil dos estudantes, dos tutores e dos professores de cursos de graduação ofertados na EaD, em relação à dromoaptidão cibercultural e às habilidades ciberculturais; reconhecer elementos estruturais que embasam as representações sociais dos profissionais e dos estudantes sobre a docência na EaD; analisar como se constitui a relação entre a docência na EaD e o nível de dromoaptidão cibercultural dos estudantes, como objetivos específicos. Tratou-se de um estudo de caso, realizado no Instituto Federal de Alagoas, especificamente nos cursos de licenciatura em Letras/Português e Ciências Biológicas, ofertados a distância, sendo participantes da pesquisa estudantes, tutores e professores vinculados a estes cursos. A pesquisa foi de caráter qualitativo, exploratório-descritiva, com inspiração fenomenológica e estruturada a partir do referencial teórico-metodológico da abordagem societal das Representações Sociais. A coleta dos dados ocorreu por meio de um questionário online e a análise dos dados foi realizada com o apoio dos softwares IRAMUTEQ e SPSS. Teoricamente a pesquisa amparou-se nos seguintes conceitos: docência; identidade profissional; aprendizagem na EaD; dromocracia e dromoaptidão cibercultural. A investigação possibilitou traçar um perfil cibercultural dos profissionais e dos estudantes participantes da pesquisa, identificando o nível de dromoaptidão em que eles se encontram. Além disso, foi possível refletir sobre o processo de ensino-aprendizagem na EaD na instituição, discutir a docência e a identidade profissional a partir das representações dos profissionais e relacionar a identidade profissional e a dromoaptidão cibercultural. A questão de investigação “como se constitui a relação entre a identidade profissional na EaD em função do nível de dromoaptidão cibercultural dos estudantes”, foi respondida a partir da análise das representações dos estudantes e dos professores sobre o perfil cibercultural, o processo de ensino-aprendizagem e sobre docência, ficando explícito que o nível de desenvolvimento da dromoaptidão cibercultural dos estudantes implica na redefinição identidade dos profissionais que atuam na EaD, especialmente no caso dos tutores, pois as especificidades e demandas de aprendizagem dos estudantes requer intervenções mais aprofundadas, com a proposição de situações de aprendizagem, ultrapassando os limites do mero assessoramento aos professores.

Externo à Instituição - CARLONEY ALVES DE OLIVEIRA
Presidente - 279260 - HENRIQUE NOU SCHNEIDER
Interno - 2583406 - PAULO ROBERTO BOA SORTE SILVA
Externo à Instituição - RONALDO NUNES LINHARES