Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CAMILO SILVA CANTANHEDE
DATA: 12/02/2020
HORA: 09:00
LOCAL: A definir
TÍTULO: Currículo em imanência: sobre o manejo afetivo das relações de aprendizagem.
PALAVRAS-CHAVES: Currículo. Baruch de Spinoza. Educação Ambiental. Ecosofia. Agroecologia.
PÁGINAS: 122
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:
Esta pesquisa se debruça sobre dados sistematizados de uma experiência pedagógica inusitada, afetada pelo que se convencionou chamar de Educação em Agroecologia. Realizada entre os anos de 2014 e 2017 no interior do Estado de Sergipe, a experiência territorializa o percurso investigativo que problematiza os efeitos da Ética, obra do filósofo Baruch de Spinoza (1632-1677), e da noção de currículo nômade, de Sandra Corazza, na concepção e organização de relações de aprendizagem como forma de intervenção na realidade que desejamos mudada. Iniciamos a tessitura do texto partindo da pergunta: como a arte de educar da Educação em Agroecologia pôde contribuir com a transformação de realidades que eram causa de tristeza e criar, ou potencializar, realidades outras, que afetavam de alegria os corpos discentes? Após discorrer sobre a noção de modernidade e sobre a influência de diferentes teorias e movimentos que afetaram o conceito de currículo, apresentamos aspectos da teoria do pensamento de Spinoza em composição com a noção de currículo aberta aos desejos e a singularidade dos corpos discentes e docentes. Localizamos a correspondência entre a experiência pedagógica estudada e epistemologias emergentes que trazem novos olhares para a diferença e para os herdeiros dos povos colonizados e mutilados. Apresentamos a ideia de manejo afetivo das relações de aprendizagem como condição para o currículo entrar em imanência, isto é, sintonizar as relações de aprendizagens nos desejos e demais afetos aos quais os corpos discentes e a comunidade escolar estão expostos. Por fim, demonstramos o funcionamento de um currículo em imanência ao explicar a experiência pedagógica a partir das obras e conceitos estudados. Trata-se, assim, de um estudo de filosofia aplicada, de inspiração cartográfica, com o qual explicamos conceitualmente como ocorreu o aumento efetivo da potência de agir dos corpos que transformaram as realidades que eram causa de tristeza.