Banca de QUALIFICAÇÃO: IVONALDO PEREIRA DE LIMA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: IVONALDO PEREIRA DE LIMA
DATA: 17/02/2020
LOCAL: LABORATÓRIO DO UCA (DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO)
TÍTULO: O PROCESSO DE FORMAÇÃO CONTINUDADA DOS DOCENTES DO MUNICÍPIO DE IGACI-AL: USO DO GOOGLE CLASSROOM
PALAVRAS-CHAVES: Educação. Formação Continuada de Professores. Google Classroom. Aprendizagem.
ÁREA: Educação

A formação continuada de professores, atualmente, tem ocupado espaço de grandes debates nas Universidades e eventos na área de educação, pois, ainda é um grande desafio para a educação brasileira. E, principalmente quando se trata em formação continuada com a inserção das tecnologias como motivadora dessa formação, o desafio ainda é maior. Dentro desse contexto, esta tese teve como objetivo central analisar o uso Google Classroom como ambiente virtual, a partir de suas influências/impactos, na formação continuada dos docentes do município de Igaci – Alagoas. Nesse sentido, realizamos esta pesquisa numa abordagem qualitativa, e quanto aos objetivos foi exploratória e descritiva, nos procedimentos da pesquisa participante. Serviram de instrumentos de coleta de dados um questionário de caracterização de perfil, aplicado aos vinte professores participantes, entrevistas e observação participante através do ambiente Google Classroom. Os dados coletados foram analisados dentro da perspectiva dos procedimentos de análise de conteúdo, apoiando-nos em Bardin. Os resultados evidenciaram a necessidade da Secretaria Municipal de Educação e suas escolas, a repensar a metodologia da prática desenvolvida na formação continuada dos professores de forma que contemple estudos e encontros independentemente de espaço e tempo. Portanto, faz-se necessário oportunizar aos professores momentos de formação continuada em que, mesmo fora do grupo, o estudo e interação tenham continuidade, bem como o uso da plataforma do Google Classroom, uma vez que com suas potencialidades poderá fortalecer a dinâmica dessa formação in loco.

Presidente - 1097582 - ANNE ALILMA SILVA SOUZA FERRETE
Externo à Instituição - RODRIGO BOZI FERRETE
Interno - 1344550 - VELEIDA ANAHI DA SILVA

Notícia cadastrada em: 29/01/2020 08:04