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Banca de DEFESA: WELLINGTON ALVES DE ARAÚJO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: WELLINGTON ALVES DE ARAÚJO
DATA: 14/02/2020
HORA: 08:30
LOCAL: SALA DE AULA DO PPGED
TÍTULO: TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO DE MATEMÁTICA: UM ESTUDO COM LICENCIADOS EM MATEMÁTICA NO IFS.
PALAVRAS-CHAVES: Tecnologia Digitais da Informação e Comunicação. Ensino de Matemática. Formação de Professores de Matemática.
PÁGINAS: 140
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

Esta pesquisa buscou investigar quais as concepções apresentadas por Licenciados em Matemática no IFS (2010 – 2014) para e ao utilizarem as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação no ensino de Matemática. Esse estudo é de natureza qualitativa e constou de três momentos distintos: no primeiro, por meio de questionários, identificamos os Licenciados no IFS (2010 – 2014) que estavam atuando no magistério; no segundo, os professores que disseram utilizar as tecnologias responderam a outro questionário com o intuito de se apreender as concepções apresentadas por estes no que se refere ao uso das TDIC e para o uso das TDIC; e, por fim, no último momento, realizamos entrevistas semiestruturadas com os participantes com objetivo de complementar as informações obtidas com os questionário sobre as concepções apresentadas por estes no que se refere ao uso das TDIC e para o uso das TDIC. Para análise, organizamos as informações, os dados presentes tanto nos questionários quanto nas entrevistas em tabelas, para facilitar a visualização da totalidade das respostas. Noutro momento, empreendemos uma análise mais sistemática desses dados fazendo inferências, criando as hipóteses e dialogando com a literatura da área, buscando separar os dados que faziam inferência as condições para o uso das TDIC no ensino dos dados que indicavam as condições no uso das TDIC. Daí, construímos as categorias de análises que surgiram dos dados coletados. A discussão dos resultados evidenciou que a Licenciatura em Matemática do IFS – Campus Aracaju/SE proporcionou um contato dos formados com recursos tecnológicos para o ensino de Matemática, ainda que a discussão e a reflexão sobre a utilização das TDIC, esteja passiva de revisão de como acontece demonstrando a complexidade que permeia essa prática. Apesar da formação inicial ter abordado essa temática, nas vivências dos docentes foram identificados muitos dilemas e desafios a serem superados. Contudo, as diversas maneiras com que os participantes afirmam ter utilizado as tecnologias evidenciaram muita criatividade e clareza dos objetivos, e força de vontade para superar as dificuldades por vezes de ordem administrativa.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1097582 - ANNE ALILMA SILVA SOUZA FERRETE
Externo ao Programa - 2223284 - DENIZE DA SILVA SOUZA
Interno - 1212624 - EDINÉIA TAVARES LOPES
Interno - 1698733 - ELIANA SAMPAIO ROMAO
Externo à Instituição - ELZA FERREIRA SANTOS
Externo à Instituição - JOSÉ DILSON BESERRA CAVALCANTI
Externo ao Programa - 2650152 - JOÃO PAULO MENDONÇA LIMA
Presidente - 1344550 - VELEIDA ANAHI DA SILVA

Notícia cadastrada em: 27/01/2020 10:01
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