Banca de QUALIFICAÇÃO: JULITA BATISTA DA CRUZ LOPES

DISCENTE: JULITA BATISTA DA CRUZ LOPES
DATA: 20/02/2020
LOCAL: Sala de aula do PPGED
TÍTULO: FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ENSINO HÍBRIDO: perspectivas e desafios no ensino superior
PALAVRAS-CHAVES: Formação de professores. Tecnologias digitais. Ensino híbrido. Aprendizagens.
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem

Esta pesquisa tem como objetivo geral analisar as contribuições e os limites do ensino híbrido na formação inicial dos alunos dos cursos de Letras, Pedagogia e Química de uma IES particular, com vistas à identificação de interfaces interativas. Parte-se do pressuposto de que os cursos de licenciatura podem desenvolver conhecimentos e habilidades, atitudes e valores, nos futuros professores, que lhes permitam (re)construir seus próprios saberes e fazeres dentro da cultura do hibridismo e da multimodalidade a partir de uma educação como prática social. Trata-se de formar sujeitos a partir do ensinar e do aprender numa perspectiva de coexistência. Além disso, justifica-se este estudo o fato da sociedade contemporânea viver imersa em um cenário de tecnologias digitais e em rede, sendo relevante a área de educação acompanhar os avanços dentro de uma configuração sociocultural em que se vive. A formação inicial de professores está situada no centro dos debates acerca da valorização da profissão docente. Trata-se de uma investigação, quanto à natureza dos dados, qualitativa com estudantes dos cursos de licenciaturas a partir da aplicação de um questionário e da observação sistemática das aulas da disciplina Práticas Pedagógicas – Tecnologias e Inovações Digitais para o Ensino, no segundo semestre letivo de 2019. Espera-se que os resultados possibilitem uma análise acerca da aplicação das tecnologias digitais no contexto da prática docente, com vistas à promoção de mudanças no ensino superior a partir de metodologias diferenciadas para ressignificar aprendizagens relacionadas à práxis.

Presidente - 3134383 - CARLOS ALBERTO DE VASCONCELOS
Interno - 1097582 - ANNE ALILMA SILVA SOUZA FERRETE
Externo ao Programa - 1575568 - JOSE MARIO ALELUIA OLIVEIRA
Externo à Instituição - RITA DE CÁSSIA AMORIM BARROSO