A UFS preocupa-se com a sua privacidade

A UFS poderá coletar informações básicas sobre a(s) visita(s) realizada(s) para aprimorar a experiência de navegação dos visitantes deste site, segundo o que estabelece a Política de Privacidade de Dados Pessoais. Ao utilizar este site, você concorda com a coleta e tratamento de seus dados pessoais por meio de formulários e cookies.

Ciente
Noticias

Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA LENILDA CAETANO FRANÇA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA LENILDA CAETANO FRANÇA
DATA: 20/02/2020
HORA: 14:00
LOCAL: SALA DE ESTUDO III - ANTIGO NEPHEN
TÍTULO: A ANTIGUIDADE CRISTÃ E SEU MODELO PEDAGÓGICO: CLEMENTE DE ALEXANDRIA E A RECEPÇÃO DO PENSAMENTO PLATÔNICO
PALAVRAS-CHAVES: História do Pensamento Pedagógico. Educação na Antiguidade. Pedagogo. Platão. Clemente de Alexandria.
PÁGINAS: 60
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

Coube ao Pedagogo o essencial da função de educador sobre o plano moral, devido à pouca confiança que a sociedade antiga depositava na escola e no seu mestre. Platão dedicou extensas meditações acerca do papel da educação numa comunidade humana, influenciando amplamente o pensamento cristão. A partir desse espectro, o trabalho pretende apresentar a transição da educação antiga para a educação cristã, tendo como fio condutor a figura do pedagogo. A análise prende-se ao aspecto moral do ensinamento veiculado pedagogicamente, tal como apresentado nas obras A República, de Platão, e O pedagogo, de Clemente de Alexandria. Trata-se de uma pesquisa teórica orientada por um conjunto de conceitos, a saber: educação, justiça, pedagogo, pedagogia, de modo que a exegese d e tal co njunto possa aclarar o pensamento, identificando as continuidades e rupturas dos autores estudados. Entendemos que na passagem entre aqueles períodos abandona-se a ênfase numa estrutura natural e política, substituindo-a por uma abordagem sobrenatural; assim, questionamos: O pedagogo, enquanto um conceito, uma chave interpretativa, poderá exemplificar aquela transição de modo a compreender a originalidade cristã frente ao mundo grego? Retomar tal problemática permite-nos verificar o âmbito, o plano e o tratamento da proposta educacional platônica e sua herança para o modelo cristão, que, em larga medida, ainda vislumbra em seus horizontes a pergunta pelos princípios e valores que devem orientar uma cidade justa.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 1274631 - CICERO CUNHA BEZERRA
Presidente - 426619 - EDMILSON MENEZES SANTOS
Interno - 2205090 - LUIZ ANSELMO MENEZES SANTOS

Notícia cadastrada em: 13/12/2019 07:31
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS - - | Copyright © 2009-2024 - UFRN - bigua2.bigua2 v3.5.16 -r19032-7126ccb4cf