Banca de QUALIFICAÇÃO: MAX AUGUSTO FRANCO PEREIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MAX AUGUSTO FRANCO PEREIRA
DATA: 05/12/2019
LOCAL: AUDITÓRIO DE DEPARTAMENTO DE COMPUTAÇÃO
TÍTULO: AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS E A INSERÇÃO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL: Traduzindo influências, produções e contextos
PALAVRAS-CHAVES: Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação. Políticas Educacionais. Processo de Comunicação e Extensão. Contextualizações.

Esta pesquisa tem como objetivo geral analisar os processos de recontextualização das políticas públicas para inserção de TDIC e a função destas tecnologias na prática escolar no ensino fundamental na educação pública de Aracaju. Na etapa de exploração bibliográfica, a pesquisa se fundamenta na problemática das TDIC na educação do século XXI, analisando a ciência e a técnica como projeto político, econômico e cultural da modernidade, a escola para a formação cidadã e para o trabalho e os desafios da matriz da linguagem para a aprendizagem ubíqua na educação como demanda para a aprendizagem na cibercultura. Na etapa de exploração documental, a metodologia incide no levantamento de dados sobre a legislação, normas, resoluções aplicáveis, seus conteúdos e discursos e, no campo de provas, se utiliza de entrevista semiestruturada com profissionais do magistério na Secretaria Municipal de Educação de Aracaju e numa unidade operacional de Ensino Fundamental da rede, com a finalidade de obter materiais para análises, apoiadas nos referenciais teórico-metodológicos da Teoria do Ciclo de Políticas (BALL, 2011 a, 2011b, 2014); (BALL; MAINARDES, 2011); (BALL; MAGUIRE; BRAUN, 2016) e na abordagem sociocognitiva de Van Dijk (2017, 2018), para subsidiar as análises sobre o processo de comunicação das políticas educacionais para inserção de TDIC no ensino público fundamental de Aracaju. Diante das diferenças entre os aspectos globalizantes dos macrocontextos influenciadores e produtores das políticas educacionais em relação às condições estruturais do microcontexto local e suas particularidades, esta pesquisa aponta para a tese de que as políticas de inserção de TDIC na educação são submetidas a um processo de extensão, pautado na introdução das tecnologias como recurso predominantemente instrumental que favorece a descontinuidade da comunicação crítica para a apropriação das TDIC como elemento estrutural na educação.

Presidente - 279260 - HENRIQUE NOU SCHNEIDER
Interno - 2285496 - MARILENE BATISTA DA CRUZ NASCIMENTO