Banca de DEFESA: JOELZA DE OLIVEIRA SANTOS

DISCENTE: JOELZA DE OLIVEIRA SANTOS
DATA: 05/12/2019
LOCAL: A definir
TÍTULO: MEMÓRIAS DE ESTUDANTES EGRESSOS DO GINÁSIO DE APLICAÇÃO DA FACULDADE CATÓLICA DE FILOSOFIA DE SERGIPE (1960-1968)
PALAVRAS-CHAVES: Cultura Escolar. Estudantes Egressos. Ginásio de Aplicação. Memórias. Pertencimento.

Este estudo é uma abordagem histórica do Ginásio de Aplicação da Faculdade Católica de Filosofia de Sergipe e tem como objetivo principal compreender as percepções de estudantes egressos do Ginásio de Aplicação sobre as práticas educativas e culturais vivenciadas ao longo de suas carreiras escolares, no período compreendido entre 1960 e 1968. O trabalho está inserido no campo de estudo da História da Educação, na perspectiva da História Cultural, buscando aporte teórico em Chartier (1990), a partir dos conceitos de apropriação, representações e práticas, visando compreender o que foi rememorado através do discurso e das práticas culturais socialmente construídas, pautado em Bosi (1994) e Pollak (1992; 1989), quanto ao conceito de memória e identidade; Julia (2001), no que se refere à concepção de cultura escolar como categoria de análise; e em Bourdieu no (2002; 2007) no tocante aos conceitos de capital cultural e reprodução cultural no campo das lutas simbólicas para o alcance de prestígio social. Utilizou-se a metodologia da História Oral Temática, pautada em Alberti (2013; 2004) e Meihy (2011; 2013; 2015), estabelecendo relatos de memórias como fonte principal da pesquisa. Este estudo utiliza como fonte oito entrevistas do acervo audiovisual do Centro de Pesquisa, Documentação e Memória do Colégio de Aplicação (Cemdap), resultantes da execução do projeto “Percepções da realidade”: Memórias de estudantes egressos do Colégio de Aplicação (1960-1995), e oito realizadas pela autora desta pesquisa. Portanto, constitui-se em uma pesquisa de cunho memorialístico acerca da carreira escolar e da cultura assimilada pelos estudantes egressos do Ginásio de Aplicação da Faculdade Católica de Filosofia de Sergipe, instituição de ensino criada para servir como campo de estágio e de experimentação pedagógica, vinculada à Faculdade Católica de Filosofia de Sergipe, a qual permanece na memória de seus ex-alunos.

Presidente - 1181181 - JOAQUIM TAVARES DA CONCEICAO
Externo à Instituição - MARCO ARLINDO AMORIM MELO NERY
Interno - 1698052 - MARIZETE LUCINI
Externo ao Programa - 2101193 - MARTHA SUZANA CABRAL NUNES