Banca de QUALIFICAÇÃO: JIRLAN COSTA FONTES

DISCENTE: JIRLAN COSTA FONTES
DATA: 21/10/2019
LOCAL: A definir
TÍTULO: A disciplina História da Civilização no Atheneu Sergipense entre os anos de 1938 a 1943.
PALAVRAS-CHAVES: Atheneu Sergipense. Ensino Secundário. Disciplina Escolar. História da Civilização. História da Educação.

O presente estudo tem como objetivo investigar a disciplina História da Civilização na instituição de Ensino Secundário Atheneu Sergipense, entre os anos de 1938 a 1943, de acordo a Reforma Educacional Francisco Campos. O recorte temporal inicial corresponde ao ano em que a disciplina foi ministrada em todas as séries do ensino secundário do Atheneu Sergipense. O ano final representa a extinção da cadeira no interior da instituição com a inclusão das disciplinas História do Brasil e História Geral, atendendo ao Decreto nº 4.244, de 4 de abril de 1942, cabendo dizer que, essas datas não fixas, havendo por vezes retrocessos e avanços para melhor compreensão dos processos envolvidos na construção da pesquisa. Para compreender como a disciplina História da Civilização esteve presente no currículo secundário do Atheneu Sergipense foi necessário investigar sua constituição, conteúdos, métodos e finalidades. Para tal fim, foram utilizados como fontes, a legislação educacional, documentos pertinentes ao Atheneu Sergipense, como boletins, cadernetas, atas da Congregação, ofícios enviados e recebidos e jornais locais, de modo a identificar os professores que ministravam a referida disciplina, a formação acadêmica e forma de ingresso, além dos Compêndios de História da Civilização de Joaquim Silva, que conforme documentos pertencentes ao Atheneu Sergipense foram adotados para o ensino secundário nesta instituição. A pesquisa permite compreender que a educação secundarista estava pautada nos componentes presentes nos compêndios, baseada na exposição de conteúdos e auxiliados por meio de exercícios, leituras, quadros sincrônicos e quadros resumos e imagens. A pesquisa utiliza conceitos de Disciplina Escolar de André Chervel (1990), Currículo de Ivor Goodson (1995) e a História, conforme Circe Maria Fernandes Bittencourt (1990 - 2008 - 2018).

Presidente - 336.439.035-53 - EVA MARIA SIQUEIRA ALVES
Externo ao Programa - 2542464 - FÁBIO ALVES DOS SANTOS
Externo ao Programa - 1088158 - JOÃO PAULO GAMA OLIVEIRA
Externo à Instituição - SIMONE PAIXÃO RODRIGUES