Banca de QUALIFICAÇÃO: ROBSON CLEDSON DE JESUS DIAS

DISCENTE: ROBSON CLEDSON DE JESUS DIAS
DATA: 27/09/2019
LOCAL: A definir
TÍTULO: PROJETO AULA DIGITAL: UM ESTUDO DE CASO DO SEU PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO, IMPACTOS E DESAFIOS.
PALAVRAS-CHAVES: Tecnologias de informação e comunicação. Aula Digital.

Esta pesquisa tem o objetivo geral de analisar o processo de implantação do Projeto Aula Digital, seus impactos e desafios no Município de Santa Luzia do Itanhi: Na Escola Edmar José da Cruz. E apoia-se em estudos teóricos que tem como foco a discussão a importância das tecnologias ao longo da história, a utilização das novas tecnologias na educação, de Sancho, e Santaella. Além de estudos que discutem a política educacional, como o de Passos. Tem como objetivos específicos: Detectar quais as maiores dificuldades durante a implantação do projeto nas escolas. Averiguar, a partir da voz dos professores, quais as expectativas sobre o projeto Aula Digital; Identificar, a partir do estudo das políticas públicas; Verificar quais os indicadores de impacto desse projeto na prática pedagógica do professor, sob as diretrizes do Projeto Aula Digital. A metodologia adotada é de índole qualitativa com base no estudo de caso inspirado por Yin. Como fonte de dados quanto à política educacional, foram utilizados documentos produzidos por órgãos internacionais como também documentos oficiais que estruturam o Projeto Aula Digital. Foram também aplicados oito questionários semiestruturados com professores da escola Edmar José da Cruz, visando conhecer as principais queixas e expectativas em face da implantação do Projeto Aula Digital em escolas da região supracitada. Até aqui, as primeiras análises dos dados mostram que existe forte engajamento dos professores com essa tecnologia disponível. Porém, é possível inferir que a quantidade desses recursos disponibilizados são, de fato, necessários e tem contribuído notadamente, mas ainda (in)suficientes para atender a demanda dos professores, pois a falta de fone de ouvidos impede resultados mais satisfatórios. De qualquer maneira, o Projeto Aula Digital, contemplado nas políticas educacionais, contribui para melhoria das práticas educativas e sua implementação, potencializada por tecnologias digitais educativas, permite que o professor, tanto quanto possível, o domínio dessas tecnologias, ao mesmo tempo que a escola afasta-se de práticas tradicionais e, por vezes, conservadoras, e aproxima-se de práticas inovadoras e, tanto quanto possível, a altura de seu tempo.

Interno - 1097582 - ANNE ALILMA SILVA SOUZA FERRETE
Externo à Instituição - CARLOS MENEZES DE SOUZA JÚNIOR
Presidente - 1698733 - ELIANA SAMPAIO ROMAO

Notícia cadastrada em: 02/09/2019 07:42