Banca de QUALIFICAÇÃO: JEYSON LUCENA DA SILVA

DISCENTE: JEYSON LUCENA DA SILVA
DATA: 19/07/2019
LOCAL: Sala de estudos III (NEPHEN)
TÍTULO: Judicialização das relações escolares: Uma análise da produção científica de 2017 a 2018.
PALAVRAS-CHAVES: Judicialização. Relações escolares. Produção científica.

A escola necessitou encontrar respostas às lides que emergiram no contexto escolar com a implementação de políticas públicas que gradualmente estimulam os institutos da conciliação e mediação de conflitos, tal fato reflete na produção científica das áreas do direito e da educação. Assim, considerando o recorte temporal entre a reforma da LDB (Lei de diretrizes e bases) que instituiu a política de fomento para a implementação da educação em tempo integral (Lei 13.415/2017 de 16 de fevereiro de 2017) e a atualização das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio por meio da Resolução n° 3 da Câmara de Educação Básica (CEB) do Conselho Nacional de Educação (CNE), publicada em 21 de novembro de 2018, o presente trabalho buscará responder a seguinte questão: Qual(is) a(s) perspectiva(s) dos artigos científicos publicados nas bases de dados de referência para o Direito - CONPEDI (CONSELHO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO) - e para a Educação - ANPED (ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO) sobre a judicialização das relações escolares? A análise textual discursiva dos trabalhos científicos poderá esclarecer diferenças nas interpretações das duas áreas para a construção da lógica escolar que possivelmente distingue-se da lógica jurídica quanto ao tema.

Interno - 3134383 - CARLOS ALBERTO DE VASCONCELOS
Externo ao Programa - 275489 - FÁTIMA BEZERRA NEGROMONTE