Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JULIA MAYRA DUARTE ALVES
DATA: 03/04/2019
HORA: 16:00
LOCAL: SALA DE AULA PPGED
TÍTULO: ELES SÃO MAIS HIPERATIVOS E ELAS DESATENTAS? DISCURSOS SOBRE GÊNERO E O TDAH
PALAVRAS-CHAVES: Educação. Gênero. TDAH. Discurso.
PÁGINAS: 100
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:
O transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH) segue sendo o mais diagnosticado em crianças. Sua relação com o campo educacional vem sendo bastante explorada por diversos estudos que apontam que a escola e as professoras são as principais responsáveis pelo encaminhamento das crianças aos consultórios médicos. Apesar disso, a produção acadêmica sobre o transtorno vem sendo majoritariamente do campo da psiquiatria biológica que utiliza a quinta versão do Manual diagnóstico e estatístico dos transtornos mentais (DSM-5). Tanto este manual como na maioria das pesquisas indicam a predominância dos transtornos nos meninos. Diante deste contexto, esta tese propõe um estudo de gênero sobre TDAH. As análises foram construídas a partir de ferramentas teórico-metodológicas relacionadas ao discurso e às relações de poder inspirados nos estudos de Michel Foucault. A pesquisa foi realizada a partir de dois conjuntos de ações: o primeiro envolveu uma análise temática de gênero e TDAH no DSM-5; análises de reportagens sobre gênero e TDAH em sites nacionais, o segundo consiste na realização de entrevistas e grupos focais com docentes dos anos iniciais do ensino fundamental. Observamos que determinados discursos relacionados a psiquiatria biológica contribuem para a produção de subjetividades hiperativas e desatentas. O gênero pode ter sido incorporado à busca pela universalização do transtorno, sem enfraquecer a visão biológica binária dos sexos. A consolidação no DSM-5 dos subtipos, a informação contida no tópico questões diagnósticas relativas ao gênero de que há uma maior frequência no sexo masculino e uma maior probabilidade de pessoas do sexo feminino apresentarem primariamente características de desatenção indicam que há uma interlocução entre o ideal normativo binário de gênero e o diagnóstico do TDAH. Acreditamos que o estudo dessa interface pode contribuir para a retirada do transtorno do campo exclusivamente psiquiátrico ampliando a discussão para a arena dos estudos culturais e pedagógicos, contribuindo para a busca de alternativas as soluções medicalizantes.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2046405 - ALFRANCIO FERREIRA DIAS
Presidente - 2624229 - LIVIA DE REZENDE CARDOSO
Externo ao Programa - 2465813 - MICHELE DE FREITAS FARIA DE VASCONCELOS
Externo ao Programa - 1313509 - ROGERIO DA SILVA PAES HENRIQUES