Banca de QUALIFICAÇÃO: SANDRA VIRGINIA CORREIA DE ANDRADE SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SANDRA VIRGINIA CORREIA DE ANDRADE SANTOS
DATA: 28/03/2019
LOCAL: A definir
TÍTULO: AS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO COTIDIANO ESCOLAR: Instituindo itinerários formativos com/pelos professores implicados
PALAVRAS-CHAVES: Cotidiano Escolar. Formação Permanente de Professores. Pesquisa-formação na Cibercultura. Tecnologias Digitais.
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Tecnologia Educacional

O ensino mediado pelas tecnologias digitais já se encontra presente em diversas práticas de sala de aula. Contudo, ao observar o modus faciendi de muitos professores, ainda persiste a padronização de métodos alicerçados numa perspectiva transmissiva e mecânica, enredando o uso instrumental e restrito das tecnologias. Diante dessa realidade, percebe-se que as potencialidades que emergem da cibercultura ainda não se encontram integradas ao cotidiano escolar. Nesse sentido, ressalta-se que itinerários formativos em que os professores se encontrem implicados em seus contextos e em um processo de (auto)reflexão podem contribuir significativamente para a construção de novos saberesfazeres. Sendo assim, o presente estudo tem como objetivo compreender a itinerância formativa tecida com/pelos professores implicados e em interação com as tecnologias digitais. Para tal, parte-se das seguintes questões de pesquisa: Como um percurso formativo situado nas vivências e experiências docentes possibilitam a integração das tecnologias digitais às práticas de sala de aula? Quais potencialidades emergem das tecnologias digitais vivenciadas nas práticas formativas instituídas com/pelos próprios professores? Quais saberesfazeres são construídos pelos docentes implicados no percurso formativo em contexto digital? Nesse processo investigativo, tem-se, portanto, como abordagem metodológica a pesquisa-formação na cibercultura, discutida por Santos (2014), tendo em vista a propositura de se constituir um dispositivo formativo em contexto digital, cujo percurso permitirá vivenciar e entrelaçar reflexões não só dos sujeitos praticantes, mas também do próprio pesquisador. Para a produção dos dados necessários à pesquisa, tem-se como dispositivos: formulários online, o diário de pesquisa, o jornal de pesquisa, os encontros de formação e os momentos de diálogos. Os pressupostos epistemológicos que norteiam este estudo fundamentam-se na complexidade (Morin), na pesquisa na/dos/com os cotidianos (Alves) e na multirreferencialidade (Ardoino), (Macedo), (Santos). Trata-se, portanto, de uma pesquisa em andamento que propõe debruçar-se na pluralidade dos fenômenos que envolvem a formação de professores em um processo de construção de novas formas de aprenderensinar.

Presidente - 1316614 - SIMONE DE LUCENA FERREIRA
Interno - 2285496 - MARILENE BATISTA DA CRUZ NASCIMENTO