Banca de QUALIFICAÇÃO: MARLUCE DE SOUZA LOPES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARLUCE DE SOUZA LOPES
DATA: 18/03/2019
LOCAL: didática 06 sala 102
TÍTULO: Interfaces de uma antropóloga: práticas de leitura e escrita de Beatriz Góis Dantas (1941-2013)
PALAVRAS-CHAVES: Beatriz Góis Dantas. Intelectuais. Leitura. Práticas de escrita. Práticas de leitura.

O objetivo deste estudo é identificar as práticas de leitura e escrita desenvolvidas porBeatriz Góis Dantas, evidenciando a sua inserção em diferentes espaços de atuação,tomando como marco temporal o período compreendido entre 1941 e 2013. Ainvestigação busca compreender a leitura como uma prática social e historicamenteconstituída, distinguindo aspectos da leitura feminina; identificar a trajetória de BeatrizGóis Dantas a partir das práticas de leitura desenvolvidas na educação familiar, assimcomo na educação escolar e acadêmica; evidenciar a apropriação da sua produçãoescrita, demarcando a sua legitimação no âmbito da comunidade científica. Trata-se deuma pesquisa histórica, documental, que utiliza os procedimentos metodológicos daHistória Oral, especialmente a história de vida e a história temática, empregando comoinstrumento a entrevista semiestruturada. O aporte teórico que fornece subsídios a esseestudo tem como fundamento principal o tripé intelectual do historiador Roger Chartier(2001, 2002, 2003, 2004, 2009, 2011, 2014) práticas, apropriação e representações,dialogando com as concepções de Maurice Halbwachs (1990) a respeito da memória ede Jean-François Sirinelli (2010) acerca de intelectuais. As fontes utilizadas sãonarrativas obtidas através de entrevistas, além de documentos como atas de reuniões,discursos, dossiês institucionais, livros, diários de classe, jornais, revistas, fotografias,impressos produzidos pela intelectual, localizadas nos arquivos do Instituto Histórico eGeográfico de Sergipe; no Arquivo Central e Arquivos Setoriais da UniversidadeFederal de Sergipe; nos acervos da Biblioteca Central e da Biblioteca do Campus deLaranjeiras da Universidade Federal de Sergipe, na Biblioteca Epifânio Dória, além doacervo da biblioteca particular da intelectual estudada. Beatriz Góis Dantas viveu, desdea infância, em um ambiente favorável ao desenvolvimento de hábitos de leitura e aoaprendizado, tendo encontrado referências de leitura na esfera familiar e, na professoraJosefina Leite, na Faculdade Católica de Filosofia de Sergipe, o estímulo e a orientaçãopara a pesquisa na área da Antropologia.

Presidente - 1181181 - JOAQUIM TAVARES DA CONCEICAO
Interno - 2176979 - ANAMARIA GONCALVES BUENO DE FREITAS
Interno - 1698052 - MARIZETE LUCINI
Externo ao Programa - 1683499 - SAMUEL BARROS DE MEDEIROS ALBUQUERQUE