Banca de DEFESA: POLYANA LACERDA SANTOS

DISCENTE: POLYANA LACERDA SANTOS
DATA: 28/02/2019
LOCAL: Auditório do Departamento de Educação - DED
TÍTULO: TURMA DA MÔNICA EM: O PROCESSO DE APRENDIZAGEM DA LÍNGUA PORTUGUESA PELA CRIANÇA SURDA
PALAVRAS-CHAVES: Educação de surdo. Ensino de Português. História em quadrinho. Turma da Mônica.
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
ESPECIALIDADE: Educação Especial

Esta pesquisa busca analisar o ensino de Língua Portuguesa, na modalidade escrita, naleitura e interpretação textual, para surdos por meio do gênero textual das histórias emquadrinhos da Turma da Mônica. Utilizamos como base teórica para fundamentaçãoautores como: Bari; Goldfeld; Quadros; Silva; Souza; Vergueiro. Trata-se de umapesquisa qualitativa descritiva, configurada em um estudo de caso. O campo depesquisa investigado foi uma turma do 4º ano do Ensino Fundamental de uma escola,localizada no município de Aracaju/SE, constituída por cinco alunos e uma professora.Os dados analisados foram produzidos com base na observação participante e atividadespedagógicas realizadas em sala de aula uma vez por semana. Foram realizadas tambémobservações das rotinas das aulas e recreios, compiladas no diário de campo, além deregistros de imagens por meio de fotografias, entrevistas audiogravadas com aprofessora e coordenadora pedagógica. A análise dos dados gerados foi realizadamediante os pressupostos da análise de conteúdo de Bardin (2011). Os dados apontamque os quadrinhos ao atuarem como ferramenta pedagógica, auxiliam os alunos surdosno ensino de português, permitindo-lhes uma compreensão maior do processo de leitura,escrita e interpretação textual, através da ludicidade e dos aparatos visuais existentes nashistórias, melhorando o desempenho dos alunos e tornando a leitura atrativa e acessívelpara as crianças.

Presidente - 2049228 - RITA DE CACIA SANTOS SOUZA
Interno - 2205727 - VERONICA DOS REIS MARIANO SOUZA
Externo ao Programa - 1698540 - VALERIA APARECIDA BARI
Externo à Instituição - NELMA DE CASSIA SILVA SANDES GALVAO