Banca de DEFESA: SOCORRO APARECIDA CABRAL PEREIRA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SOCORRO APARECIDA CABRAL PEREIRA
DATA: 22/02/2019
LOCAL: Sala de seminário do DECOMP - 1º andar
TÍTULO: DESENVOLVIMENTO PROFISSSIONAL NA INICIAÇÃO À DOCÊNCIA: UMA PESQUISA FORMAÇÃO NA CIBERCULTURA
PALAVRAS-CHAVES: Educação, Formação para o Desenvolvimento Profissional, Iniciação à Docência, Pesquisa-Formação na Cibercultura

O objetivo dessa investigação foi compreender o potencial da pesquisa – formação na cibercultura para o desenvolvimento profissional de bolsistas de iniciação à docência do Pibid/Pedagogia na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Definimos como questões norteadoras: Como acontece a formação para o desenvolvimento profissional no contexto de iniciação à docência quando o bolsista do Pibid participa de propostas de trabalho em contextos da cibercultura? Como o Bolsista de Iniciação à Docência (ID) tem enfrentado o início da docência no contexto do Pibid? De que forma as marcas deixadas nas narrativas dos Bolsistas ID nos diferentes ambientes de aprendizagem evidenciam a ressonância do processo formativo do Pibid nas práticas vivenciadas nas escolas? Buscamos assim, compreender sobre a itinerância formativa de quinze bolsistas do Pibid/Pedagogia/UESB. A abordagem metodológica utilizada é a pesquisa-formação proposta por Macedo (2006), Santos (2005), que traz como principal característica a importância do pesquisador vivenciar reflexões sobre o processo formativo juntamente com os sujeitos da pesquisa, e assim potencializar momentos fecundos de formação sobre o que foi vivenciado, percebido, narrado e sentido na itinerância ao longo do trabalho. Em sintonia com a pesquisa-formação na cibercultura, utilizamos os pressupostos epistemológicos da complexidade e da multireferrencialidade, buscando romper como uma visão de ciência cartesiana-newtoniana, e avançarmos para uma concepção que tivesse como base a multidimensionalidade e a pluraridade dos fenômenos. Discutimos também o conceito de Desenvolvimento Profissional como Projeto de Formação e optamos pela terminologia Formação para o Desenvolvimento Profissional Docente, compreendendo esse conceito inserido na Formação Inicial como exercício da profissão (RAMALHO, NUÑES E GAUTHIER, 2004). As noções subsunçoras que emergiram da pesquisa-formação apontam para as narrativas das fontes pré-profissionais e o processo de alteridade vivenciado pelos alunos, evidenciando o desafio de se pensar a formação numa abordagem que contemple seu desenvolvimento pessoal e profissional. A pesquisa também mapeou algumas ações de colaboração experienciadas pelos Bolsistas ID na itinerância do programa e os principais dilemas e etnométodos vivenciados na iniciação a docência. Dessa forma, concluímos que a Formação para o Desenvolvimento Profissional na Cibercultura potencializam práticas de comunicação como espaço de narrativas de si, colaboração e reflexão sobre as experiências vivenciadas no processo.

Presidente - 1316614 - SIMONE DE LUCENA FERREIRA
Interno - 1097582 - ANNE ALILMA SILVA SOUZA FERRETE