Banca de DEFESA: CAROLINE DE ALENCAR BARBOSA

DISCENTE: CAROLINE DE ALENCAR BARBOSA
DATA: 27/02/2019
LOCAL: A definir
TÍTULO: A TERCEIRA ONDA: HISTÓRIA, EDUCAÇÃO E FASCISMO NA CUBBERLEY SENIOR HIGH SCHOOL (1967)
PALAVRAS-CHAVES: Ensino. Fascismo. Terceira Onda.

A presente pesquisa em desenvolvimento na linha História da Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe tem como questão central o que tornou possível a prática do fascismo dentro da instituição escolar a partir do caso The Third Wave (A Terceira Onda). A pesquisa usará como fontes privilegiadas o periódico estudantil The Catamount entendendo o jornal estudantil enquanto elemento formativo, além de ferramenta que demonstra as vivências educativas com o olhar discente. A Terceira Onda consistiu em um experimento realizado com alunos dos segundo, terceiro e sexto períodos da disciplina de História do Mundo Contemporâneo, ministrada pelo professor Ron Jones (1941-) na Cubberley Senior High School, localizada em Palo Alto, Califórnia, no ano de 1967. Jones pretendeu mostrar aos alunos a capacidade de persuasão de um grande líder ao educar as massas para a disciplina, seguimento de uma ideologia e a obediência utilizando como referência o partido nazista que, liderado por Adolf Hitler, conseguiu mobilizar a população durante os anos de governo do Terceiro Reich (1933-1945), no contexto da Segunda Guerra Mundial (1939-1945). O caso já foi abordado em duas produções fílmicas, uma produzida pelos Estados Unidos (1981) e outra de origem alemã (2008). Aqui, cabe ressaltar que o objetivo da presente pesquisa não é estudar as películas, mas analisar a experiência de Palo Alto. Para tanto, nesta pesquisa são de suma importância conhecimentos em torno de temáticas como fascismo, Segunda Guerra Mundial, nazismo e Educação. Concluímos que o fascismo está presente em nossa sociedade, necessitando somente de terreno fértil e pessoas dispostas a aceitá-lo. Portanto, compreende-se a educação como um espaço vital para o diálogo e esclarecimento dos discentes em torno de temas como o fascismo, seus reflexos em nossa sociedade e suas consequências, além do reforço do debate em torno da intolerância dentro e fora do ambiente escolar.

Externo à Instituição - ANDREZA SANTOS CRUZ MAYNARD
Externo à Instituição - CRISTIANO CEZAR GOMES DA SILVA