Banca de DEFESA: CLOTILDES FARIAS DE SOUZA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CLOTILDES FARIAS DE SOUZA
DATA: 28/02/2019
LOCAL: São Cristóvão
TÍTULO: ASSOCIATIVISMO PEDAGÓGICO: A LUZ DAS “LIGAS CONTRA O ANALFABETISMO” DE PERNAMBUCO E SERGIPE (1916-1922)
PALAVRAS-CHAVES: : Associativismo. Educação. Escola. História Comparada. Pedagogia. Analfabetismo. Ligas.

As ligas pernambucana e sergipana contra o analfabetismo compreendem o objeto desta tese de doutoramento. Elas foram organizações civis, fundadas entre os anos de 1916 e 1922. Tinham como propósito principal propagar o ensino primário para garantia das condições necessárias à consolidação do estado nacional republicano. Analisar o papel desempenhado por essas associações na educação brasileira é o objetivo principal da presente pesquisa, com base em duas questões: a) Por que as ligas contra o analfabetismo são sociedades livres, se a literatura histórica denuncia que não havia lugar na Primeira República do Brasil para o desenvolvimento da cultura moderna e liberal? b) No contexto das sociedades livres, qual é a especificidade das ligas contra o analfabetismo, uma vez destituídas de conotação técnico-pedagógica ou científica segundo determinação do “entusiasmo pela educação”? Para problematização do objeto concorreu à descoberta de fontes jornalísticas como os impressos “Pela Pátria” e “Nova Cruzada”, órgãos oficiais das duas instituições pesquisadas. Além disso, a noção de “associativismo voluntário” proposta por Alexis de Tocqueville favoreceu a reflexão, uma vez complementada pelos conceitos de figuração de Norbert Elias, assim como pela “cultura escolar” de Dominique Julia. Tais ferramentas teóricas distanciam a análise empreendida do consenso instituído na historiografia educacional brasileira acerca do objeto. Segundo tal consenso, as instituições teriam sido mero instrumento ideológico burguês/militar e/ou simples expressão de um “entusiasmo pela educação”. Submetidas aos procedimentos relacionais da historia cruzada, as informações resultaram em intersecções válidas para construção da hipótese de que as experiências analisadas expressam o associativismo pedagógico, consentâneo da cultura liberal típica da então região Norte do Brasil. A favor dessa conclusão está a Pedagogia da Luz, categoria síntese do autoconceito das instituições pesquisadas e dos fins e meios correlacionados, especialmente pertinentes à escolarização. A Pedagogia da Luz é o elo principal dos discursos propagandísticos abordados neste texto.

Presidente - 2332689 - DILTON CANDIDO SANTOS MAYNARD
Interno - 8426714 - ITAMAR FREITAS DE OLIVEIRA
Interno - 1697985 - JOSEFA ELIANA SOUZA
Externo ao Programa - 2707438 - ANDREZA SANTOS CRUZ MAYNARD