Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CARLA DA CONCEICAO ANDRADE
DATA: 25/02/2019
HORA: 14:00
LOCAL: DIDATICA VI SALA 02
TÍTULO: SABERES DOCENTES E TECNOLOGIAS DIGITAIS: O CASO DA PLATAFORMA GOOGLE FOR EDUCATION NO INSTITUTO FEDERAL DE SERGIPE
PALAVRAS-CHAVES: Educação. Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação. Saberes Docentes. Plataforma Google For Education. Formação de Professores.
PÁGINAS: 104
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:
Esta pesquisa busca compreender quais são e como são construídos os saberes dos profissionaisque atuam como docentes no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipepara o uso das Tecnologias Digitais e Informação e Comunicação (TDIC) a partir do uso daplataforma Google For Education. Trata-se de uma investigação qualitativa, de caráterexploratório e que utiliza o estudo de caso como estratégia metodológica. A pesquisa estáfundamentada nos conceitos de Saberes Docentes e de Tecnologias Digitais de Informação eComunicação. O cenário é o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe –Campus Tobias Barreto. A amostra é composta por dois professores selecionados de maneiraintencional e não probabilística, além de um representante da gestão institucional. Utilizam-seas seguintes fontes de evidências: observação presencial e on-line, documentos institucionais eentrevistas. A análise das fontes resulta em três categorias: concepções sobre TDIC, saberesdocentes para o uso das TDIC e desafios frente às TDIC. Os resultados demonstram que osprofessores compreendem as TDIC como ferramentas de apoio pedagógico ao ensino. Aplataforma Google For Education é entendida como um repositório dos conteúdos discutidosem sala de aula. Quantos aos saberes docentes para o uso das TDIC, estes são construídos naformação continuada, oferecida pela instituição e na experiência adquirida com as práticas emsala de aula. Os saberes utilizados pelos professores são operacionais, voltados para ofuncionamento da plataforma. Mesmo assim, os professores começam a perceber o potencialpedagógico, empregando como espaço de interação entre os alunos ou como apoio no processoavaliativo.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1097582 - ANNE ALILMA SILVA SOUZA FERRETE
Externo à Instituição - RONALDO NUNES LINHARES
Interno - 1316614 - SIMONE DE LUCENA FERREIRA