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Banca de DEFESA: CRISLANE DIAS SANTANA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CRISLANE DIAS SANTANA
DATA: 27/02/2019
HORA: 14:00
LOCAL: DID IV SALA 04
TÍTULO: OS JOVENS SERGIPANOS E SEUS PERTENCIMENTOS NACIONAIS: IMPLICAÇÕES PARA O ENSINO DE HISTÓRIA
PALAVRAS-CHAVES: Narrativas. Pertencimentos nacionais. Ensino de História.
PÁGINAS: 80
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
RESUMO:

A presente pesquisa objetiva analisar as narrativas produzidas por jovens sobre os seus pertencimentos nacionais e as implicações destas no Ensino de História. A proposta de investigar narrativas sobre pertencimentos vincula-se a uma Pesquisa em rede também desenvolvida juntamente com outras instituições nacionais (UFRGS, UEPG, UFS e o IFG), denominada “O país e o mundo em poucas palavras: narrativas de jovens sobre seus pertencimentos - implicações para o ensino de história”. Consideramos que as narrativas sobre os pertencimentos nacionais estão permeadas por saberes que circulam socialmente e participam dos processos de ensinar e aprender história, por isso nos interessa saber quais são os conhecimentos históricos sobre o Brasil narrados por jovens sergipanas/sergipanos com 12 e 16 anos de idade e quais são as justificativas históricas referenciadas por elas/eles ao narrarem o processo de construção da democracia. Como instrumentos de pesquisa priorizamos a aplicação de questionário com duas questões abertas, realizadas em duas escolas públicas (A e B). A análise é desenvolvida a partir de alguns autores do campo da Didática da História entre eles, Rüsen (2006), Cerri (2010), Saddi (2012); da identidade, identidade nacional e ensino de História temos Woodward (2004) e Zamboni (2003). Nesse texto, as reflexões incidirão sobre uma parte dos dados coletados com 49 jovens, 27 com idade de 12 anos e 22 com 16 anos, do Colégio A. Os resultados preliminares nos possibilitam refletir que apesar das/dos alunas/alunos não externarem os conceitos de determinadas palavras/expressões, eles relacionam acontecimentos do passado com o presente, de modo linear e não linear e evidenciam também saberes que circulam socialmente em relação a alguns conhecimentos históricos.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - CAROLINE PACIEVITCH
Interno - 8426714 - ITAMAR FREITAS DE OLIVEIRA
Presidente - 1698052 - MARIZETE LUCINI

Notícia cadastrada em: 05/02/2019 07:45
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