Banca de DEFESA: ANDRÉIA BISPO DOS SANTOS

DISCENTE: ANDRÉIA BISPO DOS SANTOS
DATA: 27/02/2019
LOCAL: SALA DE AULA PPGED
TÍTULO: PRESERVANDO MEMÓRIAS, ESCREVENDO HISTÓRIAS: UM OLHAR SOBRE O ARQUIVO CENTRAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE (1998 – 2016)
PALAVRAS-CHAVES: Arquivo Central da UFS. Documentos. Memória. Universidade Federal de Sergipe.

A dissertação tem como objetivo geral historiar a criação e funcionamento do Arquivo Central daUniversidade Federal de Sergipe (AC/UFS), além de analisar a contribuição educativa, entre osanos de 1998 a 2016. Situado na Cidade Universitária Prof. José Aloísio de Campos, no Municípiode São Cristóvão, sua criação teve início em 1997 e foi inaugurado em 17 de dezembro de 1998,ano em que a UFS comemorou 30 anos de implantação. O AC/UFS teve como idealizadores, oentão Vice-Reitor Josué Modesto dos Passos Subrinho, os professores Beatriz Góis Dantas, ItamarFreitas de Oliveira, Terezinha Alves de Oliva, Verônica Maria Meneses Nunes, Lenalda AndradeSantos e a arquivista Zenilde de Jesus Silva membros da Comissão 30 anos/UFS – na SubcomissãoArquivo e Memória que perceberam a necessidade de criar um local apropriado e que garantisseguardar a memória documental da UFS. A luta pela criação foi iniciada no ano de 1993, masganhou força no ano de 1995, ano que marcou o encerramento das atividades de microfilmagem noCentro de Microfilmagem (CEMIC), uma vez que o prédio foi construído para essa finalidade,porém com a decadência dessa atividade, se pensou em construir um arquivo anexado ao antigocentro para a guarda dos documentos que se encontravam espalhados nos setores da universidade.Portanto, o recorte cronológico desse estudo tem como primeiro marco inicial o ano de 1998, quediz respeito a sua criação e o ano de 2016, por ser o ano de recebimento do último documento, ouseja, a partir dessa data o Arquivo não recebe mais a documentação produzida pela UFS, por não terespaço para abrigar os novos documentos, além de existir na Universidade o Sistema de Informaçãodos documentos, ou seja, são digitalizados. A abordagem da pesquisa é de cunho qualitativo, alémda utilização dos procedimentos documentais e bibliográficos. A metodologia deste estudo estápautada no uso da bibliografia afinada com a discussão, documentos impressos, fotografias einformações obtidas por meio das entrevistas realizadas. Neste estudo trabalhamos com as seguintescategorias e os respectivos teóricos para dar conta de conceitos como: “Arquivo permanente”(Belloto, 2006) “Documento” e “Memória” (Le Goff, 2003), “História oral” (Alberti, 2011) e“Intelectual engajado” (Sirinelli, 1996).Os locais de coletas foram sites como: Banco de Teses eDissertações da Capes, página virtual do Programa de Pós-Graduação em Educação daUniversidade Federal de Sergipe, Scielo, além dos locais físicos como: Arquivo Central da UFS,Biblioteca Central da UFS e Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe. Chegamos no ponto queacreditamos que seja um ponto final na narrativa dessa história, porém percebemos que não temcomo finalizar a história de um guardião de memórias, o AC/UFS nasce num momento de expansãoda Universidade Federal de Sergipe, onde um grupo de intelectuais preocupados com a preservaçãoda memória institucional se reúnem em prol da construção e implantação do Arquivo Central daUFS, para muitos seria apenas um local de depositar “papéis velhos”, mas para o grupo deintelectuais engajados era o início da guarda permanente dos documentos produzidos pelainstituição ao longo de 30 anos. Cabe destacar que inicialmente foi criado para atender anecessidade da administração do campus, mas os indivíduos envolvidos no processo de implantaçãoviu além dessa função, ou seja, via como um lugar que preservaria a documentação histórica e quepoderia servir aos pesquisadores que estudam a história da Universidade Federal de Sergipe ououtro tema ligado a História de Sergipe e do Brasil.

Presidente - 1697985 - JOSEFA ELIANA SOUZA
Interno - 2177093 - MARIA NEIDE SOBRAL