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Banca de DEFESA: RODRIGO BELFORT GOMES

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RODRIGO BELFORT GOMES
DATA: 26/02/2019
HORA: 14:00
LOCAL: SALA DE AULA PPGED
TÍTULO: ENTRE CARMEN MIRANDA E ZÉ CARIOCA: O ENSINO DE INGLÊS NO BRASIL DE 1931 A 1951
PALAVRAS-CHAVES: Método Direto. Língua Inglesa. Jornais. Americanismo. Livro didático.
PÁGINAS: 220
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

O Método Direto para o ensino das línguas vivas foi desenvolvido no final do século XIX, a partir dos estudos da nova ciência, a fonética, que forneceu bases científicas para suprir a demanda dos professores por uma metodologia que fosse mais intuitiva e primasse pela oralidade. Em terras brasileiras, o Método Direto aportou oficialmente pela Reforma Francisco Campos, em 1931, durante o governo Vargas, e foi a primeira vez em que a legislação determinou um método de ensino a ser utilizado. A reforma que trouxe o método para o Brasil foi realizada em uma década de grandes acontecimentos no mundo, com destaque para a queda da Primeira República brasileira e o início da Segunda Guerra Mundial. Nesse contexto de guerra, as relações entre Brasil e Estados Unidos da América se intensificaram, a partir de políticas norte-americanas, como a da Boa Vizinhança, cujos impactos para a sociedade brasileira podem ser vistos até os dias de hoje. Mais tarde, em 1942, pela reforma que levou o seu nome, o ministro Gustavo Capanema ratificou o Método Direto como de eleição para o ensino das línguas vivas e, em 1951, a Reforma Simões Filho propôs a separação do estudo da língua e da literatura inglesa. Assim, é objetivo desta Tese investigar a trajetória do ensino de Inglês entre o período de 1931 a 1951, frente à institucionalização do Método Direto e à luz do americanismo. Para tanto, fez-se necessário o estudo da legislação educacional, das políticas norte-americanas no Brasil, dos jornais de circulação da época e a análise dos livros didáticos, quanto à sua constituição e ao grau de conformidade com o Método Direto e a lei, em um momento de expansão do ensino da Língua Inglesa diante da influência cultural e econômica dos Estados Unidos. A investigação possibilitou a percepção da inclusão de alguns pontos do Método Direto em livros didáticos de inglês da década de 30 e 40, bem como ocorrências desse método em jornais da época, por meio de anúncios ou matérias. Ao mesmo tempo, percebeu-se, também, uma dificuldade em romper com práticas seculares, como as do ensino dedutivo da gramática e do uso da tradução, além de uma forte presença norte-americana, por intermédio de ações em diversas frentes que impulsionaram a Língua Inglesa no Brasil.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 336.439.035-53 - EVA MARIA SIQUEIRA ALVES
Interno - 1181181 - JOAQUIM TAVARES DA CONCEICAO
Externo à Instituição - JOSE CARLOS PAES DE ALMEIDA FILHO
Presidente - 1088492 - LUIZ EDUARDO MENESES DE OLIVEIRA
Externo à Instituição - SIMONE SILVEIRA AMORIM

Notícia cadastrada em: 28/11/2018 09:31
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