Banca de QUALIFICAÇÃO: JOSEFA RISOMAR OLIVEIRA SANTA ROSA

DISCENTE: JOSEFA RISOMAR OLIVEIRA SANTA ROSA
DATA: 17/12/2018
LOCAL: Sala do PPGED
TÍTULO: TECNOLOGIA DIGITAL DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO (TDIC) E A FORMAÇÃO DOCENTE: PARA ONDE CAMINHA O PROFESSOR DA EDUCAÇÃO BÁSICA?
PALAVRAS-CHAVES: Economia do Conhecimento. Formação de Professores. Licenciatura. Sabedoria Digital. Sociedade do Conhecimento. Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação - TDIC.

Esta pesquisa, vinculada à linha “Educação e Comunicação”, busca analisar a formação inicial de professores para lidarem com as chamadas Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação – TDIC na educação básica. O objetivo geral deste trabalho é investigar a existência de componentes curriculares voltados para as TDIC nos cursos de licenciatura da Universidade Federal de Sergipe, campus de São Cristóvão, e sobre que perspectivas pedagógicas esses se articulam para formação do professor que atuará na educação básica. Como objetivos específicos destacam-se: esclarecer os aspectos que demandam o enfrentamento dos desafios desencadeados pelas transformações presentes na sociedade contemporânea; apresentar uma base teórica que ofereça parâmetros para formação de professores capazes de promover o uso eficaz das TDIC em contexto de sala de aula na educação básica; identificar e analisar, nos componentes curriculares dos cursos de licenciaturas da UFS/campus SC, como estão previstos e trabalhados os conteúdos para uma formação voltada às TDIC. Nessa ótica, faz-se necessário que o profissional de educação tenha uma formação que lhe possibilite enfrentar os desafios impostos na sua práxis docente de forma consciente do seu papel enquanto mediador crítico reflexivo acerca do uso das tecnologias na área da educação, de forma a evitar a tentação das “modas” pedagógicas. Os dados estão sendo coletados através de pesquisa documental dos currículos e ementas dos cursos de licenciaturas da Universidades Federal de Sergipe, campus São Cristóvão. Trata-se, portanto, de uma pesquisa de base qualitativa, desenvolvida através de um estudo bibliográfico do tipo descritivo e exploratório. O meio escolhido para a análise foi junto aos sites da referida instituição de ensino superior (IES). A princípio, foi feita a análise da ocorrência da oferta de disciplinas voltadas às TDIC nos 24 cursos presenciais de licenciaturas da UFS no campus de São Cristóvão. Os resultados, até então, nos possibilitam identificar a ausência de comentes curriculares voltados para o estudo das TDIC e quando existe, em sua maioria, estão inseridos como disciplina optativa.

Externo à Instituição - CARLONEY ALVES DE OLIVEIRA
Presidente - 279260 - HENRIQUE NOU SCHNEIDER
Interno - 1316614 - SIMONE DE LUCENA FERREIRA

Notícia cadastrada em: 26/11/2018 08:31