Banca de QUALIFICAÇÃO: MÔNICA ANDRADE MODESTO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MÔNICA ANDRADE MODESTO
DATA: 05/12/2018
LOCAL: A definir
TÍTULO: PELA ESTRADA SE VAI COM ANSEIOS NO PEITO E PÉS NO CHÃO: POR ENTRE QUERERES E FAZERES DA (TRANS)FORMAÇÃO AMBIENTAL NA EDUCAÇÃO DO CAMPO
PALAVRAS-CHAVES: Currículo. Educação do Campo. Formação Ambiental. Pertencimento.

O presente estudo tem como objetivo compreender como ocorre a formação ambiental na educação do campo elencando como loci da pesquisa as escolas situadas na zona rural do município de Simão Dias-SE. Para tanto, parte-se do problema que busca saber como a escola contribui para a formação ambiental dos sujeitos do campo e da tese de que a formação ambiental nos anos iniciais do Ensino Fundamental na localidade da zona rural contribui para o enfrentamento da problemática socioambiental local. A fim de encontrar respostas para esse problema, este escrito traz como embasamento as teorias referentes à educação ambiental crítica e à educação do campo compreendida como um movimento inscrito nos modi vivendi e operandi dos sujeitos que dela fazem parte, trazendo à baila discussões relacionadas à identidade e pertencimento e ao currículo sob o prisma da vertente crítica, bem como uma análise dos documentos que referendam a educação do campo e a educação ambiental no município em questão. Além disso, fundamenta-se em procedimentos metodológicos que encaminham a produção dos dados na perspectiva da triangulação que se constitui aqui em três etapas: aplicação de questionários, realização de entrevistas semiestruturadas e observação sistemática. Desse modo, os sujeitos da pesquisa perpassam pelas funções de diretores e coordenadores; professores e alunos. Até o momento, pode-se perceber, através da análise documental, que há indícios que permitem a potencialização da formação ambiental no espaço da zona rural, todavia, há algumas necessidades que precisam ser refletidas e aprofundadas para que tal indicativo possa desdobrar-se eficazmente nos espaços escolares e na prática docente.

Presidente - 1228671 - MARIA INEZ OLIVEIRA ARAUJO
Interno - 1698052 - MARIZETE LUCINI