Banca de QUALIFICAÇÃO: MARJORIE MAIA OLIVEIRA

DISCENTE: MARJORIE MAIA OLIVEIRA
DATA: 27/09/2018
LOCAL: Didática VI, sala 14
TÍTULO: UM ESTUDO SOBRE A CONSTRUÇÃO DE UMA NOVA CULTURA ESCOLAR POR MEIO DO USO DAS NOVAS TECNOLOGIAS DIGITAIS.
PALAVRAS-CHAVES: Cultura Escolar. Novas Tecnologias Digitais. Práticas Pedagógicas .
ÁREA: Educação

Esta pesquisa tem como objetivo investigar as metodologias de ensino dos professores de uma escola pública da rede municipal de Aracaju/SE para descobrir se há indícios de uma nova cultura escolar a partir do uso das novas tecnologias digitais em sala de aula. Fundamentamos este estudo nos conceitos de cultura escolar apresentados por Laraia (2007), Geertz (1978) e Chartier (2005), bem como as discussões sobre cultura escolar realizadas por Viñao Frago (1995 e 2001), Forquin (1993), Julia (2001), além de dialogar com Pierre Lèvy, (1999 e 2001), Zuin (2010) e Castells (1999) para discutir o uso das novas tecnologias pelos professores em sala de aula. Os sujeitos investigados são 10 docentes de uma instituição escolar que participram de programas governamentais de incentivo ao uso das novas tecnologias digitais. A metodologia utilizada foi a qualiquantitativa, com abordagem de inspiração fenomenológica, e os dados foram obtidos por meio de observações, entrevistas semiestruturadas e balanços do saber. As informações coletadas serão analisadas por meio da análise de conteúdo (BARDIN, 2011), após definirmos três categorias para análise: concepção dos docentes a respeito da cultura escolar, práticas pedagógicas significativas para os professores em sua vida escolar, práticas pedagógicas que incentivam/dão indícios do incentivo ao uso das novas tecnologias digitais móveis.

Externo à Instituição - ADELMO CARVALHO DA SILVA
Interno - 3134383 - CARLOS ALBERTO DE VASCONCELOS
Externo à Instituição - ELIONE MARIA NOGUEIRA DIÓGENES
Interno - 1699741 - PAULO SERGIO MARCHELLI