Banca de QUALIFICAÇÃO: SALIM SILVA SOUZA

DISCENTE: SALIM SILVA SOUZA
DATA: 28/08/2018
LOCAL: AUDITÓRIO DA DIDÁTICA II
TÍTULO: O curso de Biblioteconomia e Documentação na Universidade Federal de Sergipe (2008-2017): criação, implantação e funcionamento
PALAVRAS-CHAVES: Curso de Biblioteconomia e Documentação. História do Ensino Superior. Memórias.

Este estudo apresenta resultados parciais de um projeto em desenvolvimento no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFS onde se pretende estudar a trajetória histórica do Curso de Biblioteconomia e Documentação implantado na Universidade Federal de Sergipe, em 2009. Serão analisados seu processo de criação, instalação e funcionamento no cenário do ensino superior sergipano. Além disso pretende-se entender sua contribuição na formação do bibliotecário mediante o mercado de trabalho em constante transformação. Esse estudo justifica-se pelo seu caráter pioneiro no que tange a área da história da biblioteconomia no Estado, e por sua contribuição no estudo da história da educação superior sergipana. Definiu-se como marco temporal 2008, ano que foi apresentado o projeto para a implantação do curso e 2017, ano que a quinta turma se forma e que se inicia o primeiro curso de mestrado profissional em Gestão da Informação e do Conhecimento. Para nortear esse estudo buscou-se respaldo na Nova História Cultural, que trabalha o conceito de memória e representação. Adotou-se também a história oral como forma de contribuir na construção do pensamento sobre o objeto de estudo, por meio das vivências dos egressos, professores e ex-professores do curso, bem como seus fundadores, extraídas através de entrevistas. Realizou-se uma pesquisa exploratória em que foram reunidos diversos documentos, como atas do Conselho Departamental do curso, do Núcleo Docente Estruturante e do Conselho do Colegiado do Centro de Ciências Sociais Aplicadas, além do Projeto Pedagógico do Curso e alguns ofícios relevantes ao tema proposto encontrados por meio de visitas ao Arquivo Central da UFS e do Departamento de Ciências da Informação, e da Biblioteca da UFS. Atualmente está sendo feito uma análise desse material para identificar e caracterizar as ações executadas no processo de implantação do referido curso. Para subsidiar essa pesquisa, buscou-se por meio da História oral realizar até o momento, dezenove entrevistas semi-estruturadas com professores e bibliotecários fundadores do curso, docentes e ex-docentes, discentes e egressos. Os materiais gravados desses depoimentos já foram transcritos. Pretende-se ao final do projeto verificar os agentes e instituições envolvidas nesse processo de criação do curso de Biblioteconomia e Documentação.

Presidente - 1697985 - JOSEFA ELIANA SOUZA
Interno - 2177093 - MARIA NEIDE SOBRAL
Externo ao Programa - 2101193 - MARTHA SUZANA CABRAL NUNES
Externo à Instituição - PATRICIA DE SOUSA NUNES SILVA