Banca de QUALIFICAÇÃO: ELAINE DOS REIS SOEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ELAINE DOS REIS SOEIRA
DATA: 10/08/2018
LOCAL: A DEFINIR
TÍTULO: Identidade profissional no b-Learning: desvelando conexões entre dromocracia cibercultural e docência.
PALAVRAS-CHAVES: Docência. Dromocracia cibercultural. Educação a distância. Identidade profissional. Tutoria.
ÁREA: Educação

Dentre a diversidade de problemáticas que envolvem a docência na Educação a Distância, este trabalho ocupa-se de refletir acerca da atividade de tutoria e da identidade profissional relacionada a ela, pelo olhar dos próprios profissionais que a desempenham e pelo olhar dos demais profissionais vinculados à atividade de ensino. A singularidade da abordagem pretendida reside na problematização em torno da relação da docência no blended learning (educação a distância semipresencial) e a dromoaptidão dos estudantes e dos professores/tutores, tendo como norte a hipótese de que o grau de desenvolvimento da dromoaptidão dos estudantes determina a necessidade dos tutores assumirem uma identidade profissional docente. A pesquisa norteia-se pela questão central: como se constitui a relação entre a identidade profissional docente de tutores e o grau de desenvolvimento da dromoaptidão nos estudantes da EaD semipresencial? Tal questão ampara-se na hipótese: o grau de desenvolvimento da dromoaptidão dos estudantes da EaD semipresencial determina a necessidade dos tutores assumirem uma identidade profissional docente. Como objetivo geral, pretende-se analisar a relação entre a identidade profissional docente de tutores e o grau de desenvolvimento da dromoaptidão nos estudantes da EaD semipresencial. Metodologicamente, a investigação insere-se no rol das pesquisas qualitativas, orientada pelo arcabouço teórico-metodológico da Teoria das Representações Sociais (TRS). O campo empírico é composto pelos estudantes, professores, tutores, coordenadores de curso e de tutoria, do Instituto Federal de Alagoas, vinculados aos cursos de licenciaturas em Ciências Biológicas e Letras/Português, ofertados a distância. A coleta e a produção de dados ocorrerá por meio da aplicação de questionários e realização de entrevistas. Sua análise dar-se-á por meio da triangulação, a partir do confronto entre o referencial teórico e as falas dos participantes, tratadas por meio da análise textual e estatística, com uso dos softwares: IRAMUTEQ e SPSS.

Presidente - 279260 - HENRIQUE NOU SCHNEIDER
Interno - 2583406 - PAULO ROBERTO BOA SORTE SILVA
Externo à Instituição - CARLONEY ALVES DE OLIVEIRA
Externo à Instituição - EUCIDIO PIMENTA ARRUDA