Banca de DEFESA: JAIRTON MENDONÇA DE JESUS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JAIRTON MENDONÇA DE JESUS
DATA: 30/07/2018
LOCAL: Auditório
TÍTULO: Formação para a docência vs. permanência na universidade: efetividade do PIBID nos cursos de licenciatura do Centro Campus Professor Alberto Carvalho/UFS
PALAVRAS-CHAVES: Políticas públicas. Formação inicial docente. Pibid. Prática da docência. Bolsa manutenção Bolsa permanência.
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Planejamento e Avaliação Educacional
ESPECIALIDADE: Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionais

Esta pesquisa teve como objetivo aferir a efetividade do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) na formação de uma amostra de egressos dos sete cursos de licenciatura do CampusProfessor Alberto Carvalho da Universidade Federal de Sergipe: Ciências Biológicas, Física, Geografia, Letras-Português, Matemática, Pedagogia e Química. A partir do método Survey, fizemos a triangulação de dados documentais, amostras de dados estatísticos e coletados entre a população alvo. O programa, embora atualmente se caracterize formalmente como política de formação docente, originalmente, caracterizava-se como de assistência estudantil, uma vez que eram selecionados pela Capes projetos que privilegiavam alunos egressos da rede pública de educação básica ou com renda familiar per capitade até um salário-mínimo e meio. Apesar de não ter perdido essa característica, já que 83,23% (134 de 161) dos egressos da amostra que participaram do programa se mantiveram no curso com recursos parcialmente ou integralmente advindos de bolsa, o programa trouxe efeito para a sua formação prática. Por meio de estatística descritiva, aferimos que, no comparativo de egressos participantes e não participantes do programa, houve diferença estatisticamente significativa na média do último estágio supervisionado, com vantagem para o grupo participante do programa, o que indica seus efeitos nessa variável, mas não houve diferença significativa na formação geral, representada pela MGP, e em índices que mediram o tempo de curso (índice de regularidade, semestres despendidos no curso e semestres a mais do tempo regular). A partir da aplicação do instrumento de coleta de dados, verificamos que vínhamos obtendo percentual superior ao que realmente existiu no cálculo de permanência entre os pibidianos. Após coleta, aferimos que a taxa de permanência entre os egressos participantes do programa foi de 13,04%, dos quais pouco mais de 1/3 em decorrência das atividades no âmbito do programa como motivação para continuar no curso e pouco menos de 2/3 pela necessidade financeira para continuar no curso. Em relação à formação continuada, aferimos que seguiram para a pós-graduação lato sensuou stricto sensuegressos que obtiveram um melhor desempenho acadêmico durante a graduação, independentemente de ter participado ou não de programa/s durante a licenciatura. Esse mesmo resultado se verificou em relação à inserção dos egressos no mercado de trabalho como professores: variáveis como oportunidade e melhor desempenho durante a graduação foram decisivas para estes últimos resultados.

Presidente - 1505794 - RAQUEL MEISTER KO FREITAG
Interno - 1838211 - HEIKE SCHMITZ
Interno - 2332689 - DILTON CANDIDO SANTOS MAYNARD
Externo ao Programa - 2523631 - ELIANA MIDORI SUSSUCHI