Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALANA PEREIRA LIMA
DATA: 20/03/2018
HORA: 08:00
LOCAL: A definir
TÍTULO: Aventura como espaço educativo.
PALAVRAS-CHAVES: Formação docente. Licenciatura em Educação Física. Esporte de Aventura. Meio Ambiente. Cidadania.
PÁGINAS: 80
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:
O propósito da pesquisa é compreender como o curso de licenciatura em Educação Física da Universidade Federal de Sergipe insere os esportes de aventura na formação docente, na perspectiva da formação ambiental. Para tanto delineamos os seguintes objetivos específicos: verificar no currículo do curso de Educação Física indicadores relacionados à inserção das questões ambientais e esportes de aventura; identificar ações que viabilizem a a preparação dos futuros professores para exercerem esporte de aventura, respeitando os bens naturais; verificar como os docentes do curso de Educação Física entendem a relação entre o esporte de aventura e formação de cidadania. A metodologia adotada foi de caráter qualitativo, na qual os dados foram selecionados a partir das informações obtidas por análise documental, entrevista semi-estruturada e questionário. A comunidade pesquisada foi constituída por membros das Federações de corrida de aventura dos estados de Alagoas, Bahia e Sergipe e com docentes do curso de Licenciatura em Educação Física, da Universidade Federal de Sergipe. Os primeiros dados apontam para a ausência de indicadores ou indícios de conteúdos que vislumbrem a formação profissional para exercer essa atividade, nas ementas dos componentes curriculares do referido curso.