Banca de DEFESA: JULIANA SANTOS FONTES

DISCENTE: JULIANA SANTOS FONTES
DATA: 28/02/2018
LOCAL: Sala de aula do PPGED
TÍTULO: CLASSES DE APERFEIÇOAMENTO: ENSAIO DA ESCOLA ATIVA NOS GRUPOS ESCOLARES EM SERGIPE (1932-1933)
PALAVRAS-CHAVES: Centros de Interesse. Classe de Aperfeiçoamento. Escolas Isoladas. Grupos Escolares. Método Ativo Intuitivo Analítico.
SUBÁREA: Fundamentos da Educação
ESPECIALIDADE: História da Educação

Neste estudo, procurei investigar o processo de disseminação do ensino Ativo Intuitivo Analítico por meio da implementação das Classes de Aperfeiçoamento, instaladas nos grupos escolares e nas escolas isoladas no Estado de Sergipe, nos anos de 1932 e 1933. Nas Classes de Aperfeiçoamento foram desenvolvidos os Centros de Interesse, criados por Decroly, e adotados no Regulamento de 1931. Alinhado a História Cultural, a investigação fundamentou-se no conceito de cultura escolar, defendido por Julia (2001), como princípio norteador para a análise do conjunto das práticas docentes que incorporadas nas referidas Classes em Sergipe. Além disso, discutiu as orientações pedagógicas a partir da obra de Moura (1931), realizada pelos inspetores de ensino. Na metodologia utilizada, de natureza histórica descritiva, busquei em fontes documentais, como termos de visita dos inspetores do ensino, relatórios dos diretores escolares, programa para o ensino primário, Regulamento de 03 de fevereiro de 1931 e notas do Diário Oficial dos anos referente a esta investigação, entre outras fontes, os dados necessários para responder a questão de pesquisa: como se deu o processo de disseminação do ensino Ativo Intuitivo Analítico por meio da implementação das Classes de Aperfeiçoamento instaladas nos grupos escolares e nas escolas isoladas no Estado de Sergipe, nos anos de 1932 e 1933? Constatei que as Classes de Aperfeiçoamento tiveram sua proposta apresentada pelo professor José Augusto da Rocha Lima, após viagem realizada ao Estado de São Paulo, no ano de 1931 e foram implementadas em 32 Classes, no período de 1932 e 1933, na capital e no interior de Sergipe. Verifiquei ainda que as escolhas das docentes para dirigir a Classe nos grupos escolares, em sua maioria, tiveram como critério a demonstração de competência no desenvolvimento do método. O propósito dessas Classes foi cumprido na medida em que difundiu-se o método Ativo Intuitivo Analítico, com o uso dos Centros de Interesse de Decroly, o que pode ser certificado nas práticas das docentes nos anos de 1933 e 1934.

Externo à Instituição - ANDRÉA KARLA FERREIRA NUNES
Externo ao Programa - 2542464 - FÁBIO ALVES DOS SANTOS
Presidente - 2177093 - MARIA NEIDE SOBRAL
Interno - 1516500 - SILVANA APARECIDA BRETAS