Banca de DEFESA: GERSIVALDA MENDONÇA DA MOTA

DISCENTE: GERSIVALDA MENDONÇA DA MOTA
DATA: 27/02/2018
LOCAL: Bloco departamental 1 do CCSA - sala de estudos do departamento de secretariado executivo.
TÍTULO: POSSIBILIDADES DE USO DO SITE DE REDE SOCIAL YOUTUBE NA EDUCAÇÃO BÁSICA EM ITABAIANA-SE
PALAVRAS-CHAVES: Educação básica, Formação docente; Cibercultura
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Tecnologia Educacional

Esta pesquisa parte da seguinte questão: Como os professores da educação básica do município de Itabaiana-SE utilizam o site da rede social Youtube na educação para produzir, co-criar e compartilhar os vídeos? Partindo responder este questionamento foi elencado o seguinte objetivo geral: Investigar as possibilidades de uso do site de rede social Youtube com professores da educação básica. Como objetivos específicos: Entender as possibilidades de utilização do site de rede social Youtube para a educação básica; Criar e co-criar vídeos com os professores; Socializar as produções no dos professores da educação básica no Youtube. Na metodologia deste trabalho foi realizada a Pesquisa-formação, onde foi desenvolvido um dispositivo autoral de formação docente, a “Oficina Possibilidades do uso da rede social Youtube na educação”, com carga horária total de quarenta horas. Nesta oficina foi possível compartilhar conhecimentos sobre as possibilidades do Youtube na educação, além de propor o desenvolvimento de um canal para que professor pudesse produzir e compartilhar na internet os vídeos com os alunos. Para o levantamento de dados desta investigação foram utilizadas técnicas como aplicação de questionário para conhecer o perfil dos professores, observação dos docentes no espaço escolar, produção de diário de pesquisa e observação participante das atividades desenvolvidas durante a oficina. Esta metodologia de pesquisa tem como base os teóricos Santos (2014); Macedo (2009; 2010) e Novoa (1999). Para as discussões sobre cibercultura foram utilizados autores como Santos (2014; Lemos (1999, 2010); Santaella (2009); Levy (1999) e Castells (1991,1998, 2007). Em relação a rede social foram usadas as pesquisas de Santos (2008, 2009, 2013) e Recuero (2014). Como resultado observamos que os todos os professores, participantes da oficina, co-criaram vídeos com seus alunos, fizeram a culminância na escola para socializar com a comunidade escolar sua produções, porém nem todos conseguiram disponibilizar no canal do Youtube as produções realizadas. Percebemos que uma das causas do não compartilhamento no Youtube esta relacionado a dois fatores: falta de imersão dos professores na cibercultura, no que se refere a utilização desta cultura na educação, e disponibilidade para a realização de atividades de formação continuada docente. As políticas educacionais, seja no nível municipal, estadual ou federal não tem contribuído para que os professores tenha, dentro da sua carga horária de trabalho, momentos de formação continuada. Desta forma, a utilização das tecnologias digitais na sala de aula torna-se cada vez algo distante de acontecer, pois para o efetivo uso destas tecnologias na educação é preciso uma formação continuada dos docentes que seja além de simples treinamentos ou capacitações pontuais.

Presidente - 1316614 - SIMONE DE LUCENA FERREIRA
Interno - 279260 - HENRIQUE NOU SCHNEIDER
Externo à Instituição - RONALDO NUNES LINHARES

Notícia cadastrada em: 07/02/2018 11:06