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Banca de DEFESA: ALESSANDRA ADELINA SANTOS CERQUEIRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALESSANDRA ADELINA SANTOS CERQUEIRA
DATA: 23/02/2018
HORA: 14:30
LOCAL: Didática 6, sala 2.
TÍTULO: O Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio no Colégio Estadual Dona Leonor Calmon da Rede Estadual de Educação da Bahia
PALAVRAS-CHAVES: Ensino Médio. Políticas Públicas. Práticas pedagógicas. Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio. Formação de professores. Educação no Estado da Bahia.
PÁGINAS: 162
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Planejamento e Avaliação Educacional
ESPECIALIDADE: Política Educacional
RESUMO:

O Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio é um programa de políticas públicas implementado no ano de 2013 pelo governo federal, cujo intuito consistiu em promover melhorias na Educação Básica brasileira. Denominado resumidamente por Pacto, o Programa esteve voltado para a formação continuada de docentes alicerçada no desenvolvimento de práticas pedagógicas consonantes com a formação humana integral dos alunos, perspectiva esta apontada pelas Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio. Destaca-se que o Pacto corresponde a uma política educacional com foco na formação continuada de professores envolvendo as universidades brasileiras e a estrutura pedagógica e administrativa das redes estaduais públicas do ensino básico, procurando repercutir significativamente na transformação das práticas docentes. A presente pesquisa investiga o resultado no Estado da Bahia das ações promovidas pelo Pacto, com foco no curso de formação de professores realizado no período de março a dezembro de 2014 no Colégio Estadual Dona Leonor Calmon, situado na capital Salvador. O objetivo da investigação é analisar as mudanças identificadas na prática docente a partir do curso de formação, valendo-se da seguinte questão norteadora: em que sentido a formação apresentada pelo Pacto conduziu à ressignificação das práticas pedagógicas e à melhoria do desenvolvimento dos alunos do Ensino Médio na escola investigada? O estudo é realizado em um horizonte analítico que leva em consideração os componentes históricos das políticas públicas voltadas para o Ensino Médio no Brasil, mostrando como a LDB 9394/1996 deu origem aos pressupostos que levaram em 2013 à proposta do Pacto. A base metodológica adotada é a da pesquisa qualitativa, valendo-se do aporte bibliográfico e documental, bem como da aplicação de entrevistas semiestruturadas aos professores da unidade escolar investigada. A interpretação dos discursos diversificados recolhidos com as entrevistas é realizada por meio do conjunto de instrumentos metodológicos que compõem a Análise de Conteúdo conforme proposta por Bardin (2004). Os resultados aqui apresentados mostram que o Pacto teve ampla adesão em termos da participação dos sujeitos envolvidos, mas sua repercussão na transformação concreta das práticas pedagógicas não atingiu de forma satisfatória os objetivos propostos, o que torna necessário para o Brasil adotar no futuro novas políticas que levem em consideração a experiência adquirida.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ALESSANDRA GOMES
Interno - 3134383 - CARLOS ALBERTO DE VASCONCELOS
Externo ao Programa - 2285496 - MARILENE BATISTA DA CRUZ NASCIMENTO
Presidente - 1699741 - PAULO SERGIO MARCHELLI

Notícia cadastrada em: 05/02/2018 07:21
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