Banca de QUALIFICAÇÃO: ADVANUSIA SANTOS SILVA DE OLIVEIRA

DISCENTE: ADVANUSIA SANTOS SILVA DE OLIVEIRA
DATA: 30/01/2018
LOCAL: Sala de aula do PPGED
TÍTULO: A Lousa Digital Interativa no Letramento de Crianças do Ensino Fundamental
PALAVRAS-CHAVES: Ensino Fundamental. Interatividade. Lousa Digital Interativa (LDI). Letramento. Tecnologia Digital de Informação e Comunicação (TDIC).
ÁREA: Educação

Essa pesquisa visa compreender o uso e elucidar possíveis contribuições da Lousa Digital Interativa no letramento de crianças no nível de ensino fundamental, bem como historicisar sua incorporação no processo de ensino e aprendizagem na EMEF Oviêdo Teixeira em Aracaju. Para alcançá-lo, estipulou-se os seguintes objetivos específicos: conhecer a Lousa Digital Interativa e a problemática do seu uso na EMEF Oviêdo Teixeira; desenvolver uma atividade pedagógica de letramento usando a Lousa Digital Interativa na EMEF Oviêdo Teixeira e analisar o processo de ensino e aprendizagem mediado pela Lousa Digital Interativa. O arcabouço teórico se apoia nas obras de Castells (2005); Kenski (2012); Schneider (2002; 2013; 2017); Brüseke (2010), Negroponte (1995); Lévy (1999); Pereira (2015); Soares (2004); Fialho e Fialho (2012); Libâneo (2013); Gardner (1993); Piaget (1997) e outros autores que tecem discussões acerca das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC); Lousa Digital Interativa (LDI); Letramento e Processo de Ensino e Aprendizagem. A investigação foi desenvolvida por meio da Pesquisa Participante, com enfoque numa abordagem mista (dados qualitativos e quantitativos). Os sujeitos da pesquisa são vinte e quatro alunos do 2º B do nível fundamental de ensino, da EMEF Oviêdo Teixeira, em Aracaju- Sergipe. Como instrumentos na coleta de dados foram utilizados: questionário; observação participante, diário de campo, além dos recursos de áudio/visual contendo registros das aulas e demais atividades. As informações coletadas serão analisadas por meio da análise de conteúdo (BARDIN, 2011), donde destacou- se quatro categorias: o perfil cibercultural dos alunos do 2ª ano B; o potencial educativo da LDI no letramento dos alunos; a LDI como tática para o desenvolvimento da estrutura da linguagem e os aspectos cognitivos na aquisição do letramento.

Externo à Instituição - CARLONEY ALVES DE OLIVEIRA
Presidente - 279260 - HENRIQUE NOU SCHNEIDER
Interno - 1316614 - SIMONE DE LUCENA FERREIRA

Notícia cadastrada em: 17/01/2018 08:55