Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ADRIANA LOHANNA DOS SANTOS
DATA: 16/01/2018
HORA: 09:00
LOCAL: Sala de aula do PPGED
TÍTULO: FORMAÇÃO DAS PESSOAS TRANSEXUAIS NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE: ENFRENTAMENTO E RESISTÊNCIA DAS NORMAS DE GÊNERO NO ESPAÇO ACADÊMICO
PALAVRAS-CHAVES: Ensino Superior. Normas de Gênero. Transexualidade.
PÁGINAS: 82
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
ESPECIALIDADE: Educação Permanente
RESUMO:
Esta pesquisa teve como objetivo central analisar o processo de formação e permanência das pessoas transexuais na Universidade Federal de Sergipe, refletindo sobre suas trajetórias de vida como estudantes universitári@s e as estratégias de enfrentamento e resistências das normas de gênero. A análise desenvolvida é influenciada pelos pressupostos pós-estruturalistas, visto que essa abordagem nos possibilita a desestabilização de rótulos e estereótipos, a partir da problematização e questionamentos das verdades (re)produzidas sobre gênero, sexualidade e desejo, com foco na transitoriedade e na contingência. Adotou-se uma abordagem qualitativa no processo metodológico, realizando como estratégias de coleta de dados, a realização de sete entrevistas narrativas com estudantes matriculad@s em cursos de graduação da Universidade Federal de Sergipe. A partir dos resultados preliminares, identificou-se quem são @s estudantes trans da UFS e suas trajetórias formativas. Por meio da análise das dificuldades e estratégias de permanência na universidade, refletiu-se acerca da descoberta da identidade trans através do espaço universitário, as vivências trans e cotidiano acadêmico, o banheiro como espaço de inclusão/exclusão das pessoas trans, Movimento Trans na Universidade como resistência as normas de gênero e as políticas intitucionais da UFS para as pessoas trans.