Banca de QUALIFICAÇÃO: GERSIVALDA MENDONÇA DA MOTA

DISCENTE: GERSIVALDA MENDONÇA DA MOTA
DATA: 19/12/2017
LOCAL: A combinar
TÍTULO: PERSPECTIVAS DA REDE SOCIAL YOUTUBE NA EDUCAÇÃO BÁSICA EM ITABAIANA (SE)
PALAVRAS-CHAVES: Rede Social, Youtube, Perspectivas. Educação básica.
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Tecnologia Educacional

Esta pesquisa parte do pressuposto de que a rede social Youtube apresenta algumas possibilidades dentre as quais há elementos utilizados por professores da Educação Básica do município de Itabaiana/SE. O Youtube representada nas sociedades contemporâneas uma rede social bastante utilizada não apenas para o entretenimento, mas também para a aprendizagem. Razão pela qual entendemos a necessidade de estudar de que forma essa rede vem contribuindo, ou não, com a educação em sala de aula. A problemática da pesquisa está em: Compreender como a rede social Youtube possibilita a produção, co-criação e compartilhamento dos vídeos pelos professores? O estudo tem como Objetivo Geral: Investigar as perspectivas de usos da rede social Youtube com professores da educação básica. E como Objetivos Específicos: Entender a utilização da rede social Youtube para a educação básica; Criar e co-criar vídeos com os professores; Socializar as produções dos professores na rede social Youtube. A pesquisa partiu da observação das aulas de História da Educação Básica de uma escola do município de Itabaiana. Deste campo emergiu a proposta atual da pesquisa, que acabou abrangendo para outras escolas e professores de outras áreas do saber. Trata-se de uma Pesquisa-formação, cuja metodologia escolhida para norteá-la é a etnopesquisa, pois permite criar um etnométodo, um instrumento de pesquisa. Assim, com intuito de responder aos objetivos propostos, desenvolvemos um dispositivo autoral, uma oficina de quarenta horas, onde foi possível compartilhar conhecimentos sobre as possibilidades da rede social na educação, além de propor o desenvolvimento de um canal no Youtube, onde o professor passaria a produzir e postar os vídeos, podendo compartilhá-los com os alunos. Os procedimentos da oficina foram registrados em vídeos e os áudios que serão posteriormente analisados na conclusão deste trabalho.

Presidente - 1316614 - SIMONE DE LUCENA FERREIRA
Externo ao Programa - 279260 - HENRIQUE NOU SCHNEIDER
Externo à Instituição - RONALDO NUNES LINHARES

Notícia cadastrada em: 06/12/2017 07:17