Banca de DEFESA: TELMA AMÉLIA DE SOUZA PEREIRA

DISCENTE: TELMA AMÉLIA DE SOUZA PEREIRA
DATA: 11/12/2017
LOCAL: A definir
TÍTULO: PERSPECTIVAS DE DOCENTES BACHARÉIS SOBRE A INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA: O CASO DO INSTITUTO FEDERAL DE SERGIPE- CAMPUS LAGARTO
PALAVRAS-CHAVES: Docente bacharel. Formação docente. Instituto Federal de Educação. Pessoa com deficiência.
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
ESPECIALIDADE: Educação Especial

O presente estudo pretende investigar as perspectivas dos docentes bacharéis do Instituto Federal de Sergipe- Campus Lagarto sobre a inclusão de pessoas com deficiência na educação profissional e tecnológica. Para tal fez-se necessário pensar a instituição na qual se insere a pesquisa para evidenciar a modalidade de ensino que esta oferta e dentro desta como são atendidas as preconizações da lei sobre a inclusão educacional, de modo particular, a inclusão da pessoa com deficiência. Nesta engrenagem institucional o foco principal da pesquisa são os profissionais docentes que nela atuam. Considerando que os licenciados têm formação pedagógica para atuar como docentes, são, especificamente, os docentes bacharéis que são apresentados como sujeitos da pesquisa, a forma como estes descreveram a docência e as suas relações com a inclusão da pessoa com deficiência na educação profissional e tecnológica. A abordagem da pesquisa é qualitativa, do tipo estudo de caso, com base documental, aplicação de questionários e entrevistas, o marco temporal é a partir da Lei nº 11.892/2008. Para a análise dos dados utilizamos o método de análise de conteúdo. Segundo os informantes as ações institucionais tem pouca visibilidade e a formação dos docentes para atuarem na educação profissional reflete na atuação pedagógica com os discentes com deficiência e sua perspectiva sobre a inserção destes nas práticas profissionais, no contexto do campus Lagarto, assim, a formação continuada se mostra como um elemento necessário à prática docente, bem como uma (re) estruturação das políticas institucionais com vistas à inclusão da pessoa com deficiência.

Externo à Instituição - JOSE OSMAN DOS SANTOS
Presidente - 2049228 - RITA DE CACIA SANTOS SOUZA