Banca de QUALIFICAÇÃO: THADEU VINICIUS SOUZA TELES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: THADEU VINICIUS SOUZA TELES
DATA: 07/06/2017
LOCAL: a definir
TÍTULO: O INGLÊS COMO LÍNGUA DOS NEGÓCIOS: O CASO DA INSTRUÇÃO COMERCIAL LUSO-BRASILEIRA
PALAVRAS-CHAVES: ensino de línguas, história da educação, instrução comercial, língua inglesa.

Este trabalho busca analisar a configuração do Inglês como principal língua dentro do contexto da formação comercial para os negócios luso-britânicos, e em seguida brasileiro-britânicos, com a abertura dos portos. Levando-se em conta que do aperfeiçoamento dos comerciantes dependia o desenvolvimento do setor de comércio português, interessava a Pombal aparelhar os homens de negócio com noções das línguas estrangeiras que fossem úteis na realização de transações comerciais, em especial a Língua Inglesa, devido à longeva aliança comercial entre Inglaterra e Portugal. A proposta teórico-metodológica que mais se aproxima das necessidades desta pesquisa é o método indiciário de Ginzburg (1986, p. 149-150), o qual tem seu paradigma centrado no uso de dados considerados reveladores ainda que residuais ou marginais. Para observar os ensinamentos comerciais ministrados através das Aulas de Comércio e estendidos às demais manifestações de formação comercial, como institutos, escolas de comércio e liceus até meados do século XIX, serão utilizados textos da legislação referente à matéria, com merecido destaque para excertos reproduzidos de Cartas de Lei, Alvarás, Decretos e Estatutos. Em sintonia com os estudos da história da educação, as contribuições de pensadores como Sanches (2003), Verney (1746), Locke (1779), entre outros, serão recuperadas para a racionalização do ensino.

Presidente - 1088492 - LUIZ EDUARDO MENESES DE OLIVEIRA
Interno - 1181181 - JOAQUIM TAVARES DA CONCEICAO