Banca de QUALIFICAÇÃO: MARLUCY MARY GAMA BISPO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARLUCY MARY GAMA BISPO
DATA: 03/05/2017
LOCAL: a definir
TÍTULO: ACESSO, PERMANÊNCIA E QUALIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA: OS COLÉGIOS DE APLICAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR
PALAVRAS-CHAVES: Acesso. Permanência. Qualidade. Educação Básica. Colégios de Aplicação
SUBÁREA: Planejamento e Avaliação Educacional
ESPECIALIDADE: Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionais

A tríade acesso, permanência e qualidade na educação básica constitui uma temática que atualmente tem capitalizado uma visibilidade privilegiada quer na agenda governamental, em nível federal, estadual e municipal, quer na literatura educacional recorrente. A indissociabilidade entre esses três elementos se configura no tripé que catalisa a análise desta pesquisa. Como campo empírico de estudo, elegemos os Colégios de Aplicação vinculados a Instituições Federais de Ensino Superior e, numa perspectiva de análise mais específica, o Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Sergipe (devido a alteração da forma de acesso discente, de seleção através de provas de Língua Portuguesa e Matemática para seleção mediante sorteio público de vagas, a partir do ano de 2010). É fato que tradicionalmente, grosso modo, os Colégios de Aplicação brasileiros têm alçado o status de escolas de qualidade, entre as redes pública e privada de ensino básico, principalmente, pelo “bom desempenho”, em nível nacional, divulgados, sobretudo, nos rankings alusivos ao Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). É esse contexto de “bom desempenho” escolar entendido, por vezes, como “qualidade educacional”, no cenário das avaliações de larga escala, atrelado às formas de ingresso adotadas e aos níveis de ensino ofertados à comunidade, que se constitui como escopo desta pesquisa. Partindo desse pressuposto, este trabalho investiga, numa perspectiva longitudinal, o impacto decorrente da mudança na forma de ingresso de alunos ao Codap - UFS, no período de 2010 – 2016, no contexto dos Colégios de Aplicação brasileiros vinculados às IFES, em tempos de Ideb e Enem. O recorte temporal justifica-se por corresponder ao período regular para conclusão do ciclo escolar (6º ano do Ensino Fundamental a 3ª série do Ensino Médio), percorrido pela primeira turma de alunos sorteados nessa última versão de ingresso ao Colégio. Por se tratar de uma pesquisa que majoritariamente explora um corpus documental e bibliográfico, a metodologia utilizada é de natureza qualitativa e como recursos teórico-metodológicos nos valemos da análise de conteúdo e da triangulação de dados. Ademais, a partir dos resultados obtidos, esperamos contribuir para fomentar discussões sobre a temática em foco, extrapolando o âmbito dos Colégios de Aplicação brasileiros, bem como, contribuir para o acompanhamento e fortalecimento da mudança da política de ingresso do Colégio de Aplicação da UFS, através do sorteio público de vagas.

Presidente - 1505794 - RAQUEL MEISTER KO FREITAG
Interno - 1181181 - JOAQUIM TAVARES DA CONCEICAO
Interno - 2332689 - DILTON CANDIDO SANTOS MAYNARD
Externo ao Programa - 2222766 - MARCUS EUGENIO OLIVEIRA LIMA