Banca de DEFESA: NAYARA ALVES DE OLIVEIRA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: NAYARA ALVES DE OLIVEIRA
DATA: 15/03/2017
LOCAL: a definir
TÍTULO: A inserção de acadêmicos e licenciados do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Sergipe no campo educacional sergipano (1950-1978)
PALAVRAS-CHAVES: Curso de Pedagogia. Formação de Professores. História da Educação. Trajetórias de professores. Sergipe.
ÁREA: Educação

Esta tese tem como premissa básica compreender a trajetória histórica do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Sergipe (UFS), esclarecendo questões relativas ao processo de criação, instalação e funcionamento dessa graduação, no campo do ensino superior. O objetivo central da pesquisa é verificar a articulação entre a implantação do curso e suas contribuições na formação do magistério e no desenvolvimento educacional do Estado, no período de 1950 a 1978. Para tal, foi realizada uma pesquisa histórica por meio das análises bibliográfica e documental, ambas ancoradas nos pressupostos teórico-metodológicos da Nova História, mais precisamente da nova corrente historiográfica denominada História Cultural. Além disso, o estudo foi direcionado pelas concepções de campo, capital e habitus, de Pierre Bourdieu, e memória de Le Goff. De acordo com a pesquisa, podemos constatar que o curso de Pedagogia da UFS foi criado em 1950, integrado à Faculdade Católica de Filosofia de Sergipe (FAFI) e reconhecido pelo Governo Federal em 1954, mesmo sem ter funcionado durante esse período. O funcionamento só foi concretizado em 1968, no mesmo ano em que a FAFI foi incorporada à UFS juntamente com os seus bens móveis, cursos, alunos, professores e funcionários técnico-administrativos. Diante desse acontecimento, a primeira turma do Curso de Pedagogia em Sergipe (1968 a 1971), a qual iniciou a graduação na FAFI, foi incorporada à nova universidade, concluindo a graduação na recente UFS. Até 1978, a configuração do curso foi realizada mediante determinações do Conselho Federal de Educação, implicando o exercício da docência e das especializações. Nesse processo, acadêmicos e licenciados, com habilitações em Magistério, Orientação, Supervisão e Administração Escolar, atuaram em diversos órgãos do campo educacional sergipano, contribuindo com a modernização e expansão do ensino. Assim, partimos da tese de que, apesar de o curso ter sido instalado mediante uma imposição do Governo Civil Militar, e dominar interpretações que o reduzem aos interesses de controle social desse Governo, não podemos omitir as contribuições de seus acadêmicos e licenciados na implantação de políticas educacionais que visavam à melhoria e ampliação do ensino.

Presidente - 2176979 - ANAMARIA GONCALVES BUENO DE FREITAS
Interno - 2177093 - MARIA NEIDE SOBRAL
Interno - 1698052 - MARIZETE LUCINI
Externo à Instituição - MILENA CRISTINA ARAGÃO RIBEIRO DE SOUZA