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Banca de DEFESA: FERNANDO BARBOSA OLIVEIRA CORREIA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FERNANDO BARBOSA OLIVEIRA CORREIA
DATA: 23/02/2017
HORA: 08:00
LOCAL: sala do UCA
TÍTULO: A FOTOGRAFIA COMO DISPOSITIVO NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO GEOGRÁFICO: A EXPERIÊNCIA NO QUILOMBO MOCAMBO
PALAVRAS-CHAVES: Educação. Construção do conhecimento. Fotografia. Espaço geográfico
PÁGINAS: 160
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

Esta dissertação tem como objetivo geral compreender a fotografia, sua produção e leitura, como dispositivo metodológico de uma pedagogia dialógica no ensino de geografia da comunidade quilombola, localizada no povoado Mocambo, em Porto da Folha/SE. A pesquisa é um estudo de caso realizado no Colégio Estadual Quilombola 27 de Maio. Procura realizar leitura a partir do olhar fotográfico que os estudantes têm sobre a sua comunidade. O estudo está baseado em uma abordagem descritiva, apoiado no método de pesquisa qualitativa, através da pesquisa-intervenção e da observação participante, foram realizadas previamente oficinas fotográficas para fomentar ambientes de discussão e análise de imagens. No segundo momento, os estudantes foram instigados a fotografarem o espaço que vivenciam na comunidade. Depois, com suas obras em mãos, os autores legendaram suas fotografias e dialogaram coletivamente sobre elas, associando as narrativas visuais, textuais e orais. Por fim, realizamos entrevista com o professor de geografia objetivando compreender como se dá o uso da fotografia em sala de aula, bem como seu papel como um dispositivo didático-pedagógico. Os dados coletados através da entrevista, da observação e das narrativas textuais, visuais e orais têm seu método de análise inspirados em Bardin, sendo uma técnica que procura a significação profunda do conteúdo, possibilitando ir além daquilo que não está latente na mensagem. As considerações finais apontam para a necessidade de repensarmos o uso da fotografia em sala de aula, ainda muito restrito à sua função ilustrativa e pouco reflexiva. Além disso, concluímos que a fotografia pode ser um dispositivo que, através de um diálogo coletivo, pode produzir discursos sobre o conhecimento geográfico, pertinente ao programa curricular de geografia. Nesse sentido, a fotografia pode ser vista como como um dispositivo didático e pedagógico significativo para o processo de ensino e aprendizagem.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1097582 - ANNE ALILMA SILVA SOUZA FERRETE
Interno - 1765086 - RENATO IZIDORO DA SILVA
Interno - 1505794 - RAQUEL MEISTER KO FREITAG
Externo à Instituição - ANDRÉA KARLA FERREIRA NUNES

Notícia cadastrada em: 09/02/2017 07:28
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