Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: AMANDA FERNANDES DA SILVA
DATA: 23/02/2017
HORA: 09:00
LOCAL: Sala 04 Didática 06
TÍTULO: DIÁLOGOS FORMATIVOS PARA PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
PALAVRAS-CHAVES: Educação Inclusiva. Formação de Professores. Pesquisa-Ação.
PÁGINAS: 120
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:
No Brasil há uma mobilização cada vez maior almejando a ampliação e garantia do direito à Educação. Muitos movimentos sociais e vários segmentos da sociedade lutam em defesa da Educação Inclusiva. Diante do novo paradigma da educação universal, vê-se um amplo espectro de desafio para conceber a educação na perspectiva inclusiva. Nesse sentido, a formação continuada dos professores em contexto destaca-se como possibilidade para a transformação do cenário educacional. O presente estudo apresentou como objetivo central analisar as mudanças nas práticas inclusivas da educação infantil a partir dos espaços de diálogo formação de professores em uma escola do município de Nossa Senhora do Socorro/SE. O referido trabalho foi de natureza qualitativa e adotou como pressuposto teórico-metodológico a pesquisa-ação colaborativo-crítica. A pesquisa organizou-se em três momentos não lineares, configurando as espirais de ação-reflexão, a saber: conhecer as práticas educativas da educação infantil; oportunizar espaços de diálogo-formação dos sujeitos envolvidos na inclusão e avaliar as mudanças nas práticas educativas. Os dados produzidos foram categorizados e elencados por regularidades temáticas de análise. Como resultados da pesquisa observou-se que a escola apresenta insatisfatória infraestrutura para educação infantil e organização escolar que dificulta a realização de momentos coletivos de aprendizado e de formação profissional, notou-se também incipiência no trabalho de inclusão escolar. Diante deste contexto, priorizou-se a mediação pedagógica da criança, estudo de caso e oficina de CAA e TA, como espaços de diálogo formação. A partir de situações reais do contexto refletidas teoricamente pode-se visualizar novas possibilidades nas práticas pedagógicas e organização da rotina escolar da educação infantil, de forma a favorecer a participação da aluna com deficiência nas ações planejadas e desenvolvidas pela escola. O trabalho colaborativo no cotidiano da educação infantil mostrou-se potente no processo de formação profissional docente e no processo de efetivação da inclusão escolar e desenvolvimento infantil.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - MILENA CRISTINA ARAGÃO RIBEIRO DE SOUZA
Presidente - 2570236 - ROSANA CARLA DO NASCIMENTO GIVIGI
Interno - 1619349 - TACYANA KARLA GOMES RAMOS