Banca de QUALIFICAÇÃO: PATRICIA DE SOUSA NUNES SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: PATRICIA DE SOUSA NUNES SILVA
DATA: 21/02/2017
LOCAL: a definir
TÍTULO: Título: MÉDICOS POR FORMAÇÃO, DOCENTES EM AÇÃO: o consórcio do ofício de médico com o magistério (1966-1974).
PALAVRAS-CHAVES: chave: Biografia, Faculdade de Medicina de Sergipe, Intelectuais, Prosopografia, Representação.

A luz dos pressupostos da História Cultural esta tese tem por objeto de investigação os médicos que se formaram em Medicina pela Faculdade de Medicina de Sergipe (FMS) no recorte temporal de 1966 a 1974. Mais especificamente, a pesquisa se propõe a realizar a prosopografia de 28 médicos que consorciaram a profissão médica ao magistério e que lecionaram na Universidade Federal de Sergipe, de modo a analisar as semelhanças e dessemelhanças entre os indivíduos e assim compor o perfil do grupo. Deste modo estaremos compreendendo porquê dos médicos formados pela FMS consorciarem a profissão médica ao magistério. Diante da perspectiva de compor e analisar o perfil desses médicos docentes os quais compõem uma parcela da intelectualidade sergipana, os referenciais teórico-metodológicos que alicerçam este estudo atendem aos conceitos de intelectual criador e mediador e de redes de sociabilidade, ambos do autor francês Jean-François Sirinelli. Ademais, foi necessário o diálogo com as reflexões acerca da memória, de Maurice Halbwachs; pistas, indícios e sinais, de Carlo Ginzburg; representação, de Roger Chartier; e de campo e capital cultural, de Pierre Bourdieu. As fontes escolhidas são múltiplas: entrevistas, jornais, revistas, discursos, Decretos, Atas, Relatórios Provinciais, fotografias, mensagens do Presidente da Província, e, sobretudo, as memórias dos médicos docentes em análise. Dessa forma, presume-se a hipótese ou pressuposto de que existia uma demanda no campo da educação médica a qual fez com que aquela geração de médicos voltasse seus olhares para o magistério, fato que pretendo trabalhar mais amiúde, no capítulo 3, com a interpretação do mapeamento prosopográfico.

Presidente - 1697985 - JOSEFA ELIANA SOUZA
Interno - 2332689 - DILTON CANDIDO SANTOS MAYNARD