Banca de DEFESA: MONARA SANTOS SILVA

DISCENTE: MONARA SANTOS SILVA
DATA: 21/02/2017
LOCAL: Sala do PPGED
TÍTULO: AS QUESTÕES DE GÊNERO NA ESCOLA SOB AS LENTES DO CINEMA: UMA ANÁLISE A PARTIR DO FILME “HOJE EU QUERO VOLTAR SOZINHO”
PALAVRAS-CHAVES: Análise Fílmica. Corpo. Gênero. Homossexualidade. Normatividade de Gênero. Educação.
SUBÁREA: Fundamentos da Educação
ESPECIALIDADE: Sociologia da Educação

A presente dissertação objetivou problematizar o corpo e sua relação com o gênero através do cinema como ferramenta de educação, apresentando a análise do filme “Hoje eu quero voltar sozinho” (2014), ficção dirigida pelo cineasta Daniel Ribeiro. O filme narra a história do adolescente cego, Leonardo (Guilherme Lobo), que está passando pelas descobertas e curiosidades típicas da sua idade e que está em busca de sua própria identidade, já que este se descobre apaixonado por um novo aluno de classe. Porém ser cego e homossexual não o define. São somente características de um jovem complexo que tem medos e dúvidas como qualquer outro da sua idade. Como método de pesquisa foi utilizado a análise fílmica, respeitando as fases de decomposição e reconstrução. Os dados foram organizados a partir de dois eixos temáticos, o primeiro diz respeito à homossexualidade, e o segundo intitulado normatividade de gênero, com o intuito de se pensar como as produções cinematográficas contemporâneas estão significando alguns temas que giram em torno da problemática do corpo e suas manifestações identitárias, ético-morais e políticas no sentido de projetar práticas sociais de gênero. Os resultados das análises apontam que a proposta do filme segue apresentando todos os padrões heteronormativos que a sociedade impõe aos homossexuais para serem aceitos. Conclusão esta confirmada pelo fato dos personagens principais serem meninos que não questionam de nenhuma forma as normas. Ambos são masculinizados, tendo as suas identidades sexuais completamente de acordo com o sexo cromossômico. Características estas que só dão forças ao sistema heteronormativo.

Presidente - 1785040 - FABIO ZOBOLI
Interno - 1765086 - RENATO IZIDORO DA SILVA