Banca de QUALIFICAÇÃO: MIRIAM FERREIRA DE MATOS

DISCENTE: MIRIAM FERREIRA DE MATOS
DATA: 03/01/2017
LOCAL: Universidade Federal de Sergipe
TÍTULO: REPRESENTAÇÕES DA CULTURA ESCOLAR DO ROMANCE "DOIDINHO" (1933) DE JOSÉ LINS DO REGO
PALAVRAS-CHAVES: Doidinho. José Lins do Rego. Romance. Práticas escolares.
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Fundamentos da Educação
ESPECIALIDADE: História da Educação

Este estudo tem como objetivo geral compreender as representações sobre a cultura escolar no romance “Doidinho” (1933), do paraibano José Lins do Rego, na trajetória da personagem Carlos de Melo (Carlinhos). Esse romance, de natureza autobiográfica é uma continuidade do “Menino de Engenho (1932). Nesse sentido, levantei as diferentes práticas registradas pelo autor/narrador, compreendendo o espaço escolar, práticas escolares, castigos físicos e psicológicos, valores e rituais. Portanto, as leituras realizadas e a contribuição de autores consultados no âmbito da cultura escolar (FORQUIN, 1993; JULIA, 2001; FRAGO, 1995), permitiram encontrar algumas representações, entendidas no sentido de Chartier (1999) sobre o processo educacional e as experiências educacionais que foram aos poucos se estruturando no Brasil, entre o século XIX e início do século XX. A escolha do recorte/período para o estudo correspondeu à década de 1930, ancorada na primeira edição do romance “Doidinho” editado pela Editora Ariel, Rio de Janeiro. Nas tramas narradas pelo escritor, ele constrói a personagem Carlinhos que vivencia, enxerga, conflita e questiona constantemente o mundo escolar e suas práticas educativas. Essa investigação enquadra-se no campo da História da Educação, inspirada na Nova História Cultural, em autores tais como Le Goff (1990), Burke (2001) e na compreensão de romance histórico em Lukács (2011), sem perder de vista o entrelaçamento entre literatura e romance autobiográfico. O levantamento de dados foi realizado na obra de José Lins do Rego, em diálogo com a literatura levantada, permitindo assim a descrição e a análise dos elementos representativos da cultura escolar no referido romance. Nos achados foi possível entender as representações do espaço escolar como “prisão”, “cárcere”, “gaiola”; do professor como “carrasco”, “sádico”, “flagelador de meninos”; das práticas e conteúdos escolares e sobretudo, da perda da identidade, compreendida pela “mutilação do eu”. Essas representações presentes no romance são similares a outros elementos da cultura escolar no período, como em internatos e seminários.

Presidente - 2177093 - MARIA NEIDE SOBRAL
Interno - 2176979 - ANAMARIA GONCALVES BUENO DE FREITAS
Externo à Instituição - SÔNIA PINTO DE ALBUQUERQUE MELO

Notícia cadastrada em: 16/12/2016 08:30