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Banca de QUALIFICAÇÃO: LAÍSE SOARES LIMA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LAÍSE SOARES LIMA
DATA: 19/12/2016
HORA: 09:30
LOCAL: a definir
TÍTULO: LINGUAGENS DA INFÂNCIA NA PERSPECTIVA DE EDUCADORES: O QUE REVELAM AS NARRATIVAS?
PALAVRAS-CHAVES: Crianças. Educação infantil. Linguagens. Educadores.
PÁGINAS: 157
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

O presente estudo tem como objetivo central compreender as concepções de linguagens da infância e a organização de práticas pedagógicas a partir de narrativas de educadores de creche. Participaram da pesquisa educadores de duas creches do Município de Nossa Senhora do Socorro/SE. Buscou-se, especificamente, identificar as concepções de crianças e linguagens de educadores da creche; analisar como o planejamento e as práticas pedagógicas consideram as linguagens infantis e suas implicações para efetivação do trabalho pedagógico com a criança. Utilizou-se como aporte metodológico a pesquisa-ação-colaborativa-crítica, inserida num processo formativo dos profissionais participantes, através de cinco reuniões de estudos denominadas de Rodas de Conversas. As narrativas dos educadores foram eleitas como principal instrumento de produção de dados. A partir da análise de conteúdo foi possível elencar as seguintes categorias alçadas das falas dos profissionais que atuam com a criança de 0 a 3 anos: a) formas de expressão e comunicação das crianças; b) o planejamento da rotina através das linguagens e c) as especificidades de atuação profissional dos educadores de creche. Os resultados evidenciam que as linguagens estão presentes no espaço das creches, entendidas pelas educadoras como as capacidades das crianças de se expressarem por meio de diferentes recursos expressivos, comunicando seus desejos e necessidades. Há um plano anual considerado orientador das práticas pedagógicas, organizado por temáticas e com atividades para as faixas etárias dos diferentes agrupamentos etários das duas creches, focadas no desenvolvimento infantil, a partir do que os adultos consideram importante para o ensino da criança. As educadoras destacam em suas narrativas uma diversidade de atividades que podem ser organizadas para que as múltiplas linguagens da criança se manifestem. A identidade de atuação dos educadores de creche é apontada como constituída não só por conhecimentos específicos, mas também pelas experiências compartilhadas com pares profissionais no interior ou não das instituições.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 1908026 - ANA MARIA LOURENCO DE AZEVEDO
Interno - 2177093 - MARIA NEIDE SOBRAL
Presidente - 1619349 - TACYANA KARLA GOMES RAMOS

Notícia cadastrada em: 12/12/2016 07:22
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